MILITANTES

Houve um tempo que chamar alguém de militante era algo bonito e glorioso, mas hoje, militante é um termo pejorativo, indicando alguém bitolado que não enxerga a verdade e não sabe dialogar.

Fico horrorizado com tantas discussões que ando lendo, tudo em nome de seus partidos políticos, tudo feito para defender seus pontos de vista. Isso sem contar as discussões teológicas que beiram a guerras santas, calvinistas crucificando arminianos, alguns cristãos chamando outros de hereges é tudo muito deprimente.

Aí você pergunta se eu sou contra a discussão, minha resposta sempre é: de maneira alguma. Uma boa conversa, um bom debate, reforça o que acreditamos ou nos mostra outro ponto de vista mais coerente, mas tudo isso vai depender da intenção do debate e do posicionamento com que ambas as partes vão ter. Em 2Timóteo 2:14-15 diz:

 Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discussões de palavras, que só servem para a perdição dos ouvintes.

Sucedido ao hino confessional dos versículos 11 ao 13, este versículo é um aviso quanto as discussões vãs. Quando Paulo fala: “lembram-lhes estas coisas”, ele está se referindo à boa doutrina que Paulo tratou com Timóteo, mandando este colaborador ficar de olho nas pessoas que fazem os ouvintes desviar os olhos de Deus, por conta de discussões que trazem contendas. Mas ele continua o seu conselho no versículo 15:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Neste versículo a Bíblia aponta para a importância de se conhecer a palavra deixando claro também que o seu testemunho de vida, seu trabalho feito de modo correto e seu conhecimento já é uma grande arma para combater os falatórios destes falsos mestres. A palavra aprovado, no grego dokimos, é uma palavra usada para indicar que o metal das moedas da época era genuíno. Também significa aprovado pelos testes ou provações.

 Resumindo, todo aquele aprovado por Deus, que se mostre pronto e zeloso para com a mensagem de Cristo, nunca será relaxado quanto ao ensino, à pregação e ao estudo da palavra da verdade.

Aprendi ao longo de minha vida que sem imparcialidade, não conseguimos adquirir conhecimento. Se não tentarmos olhar para os diversos assuntos com olhar neutro, para assim adquirir intimidade com o assunto, nunca seremos relevantes. Olavo de Carvalho tem uma frase genial que eu tirei do livro: “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”:

O idiota presunçoso, […] forma opinião de maneira imediata e espontânea, com base numa quantidade ínfima ou nula de conhecimento. E se apega a seu julgamento com a tenacidade de quem defende um tesouro maior que a vida” (CARVALHO, 2013, p. 453)

Um dia na faculdade, fui abordado por uma amiga com a pergunta: Porque quando o professor esta ensinando algo que você é contra, você fica quieto, em vez de argumentar e discordar do professor?

Eu falei, simples, estou aqui para aprender e entender todos os pontos de vistas, quando eu fico quieto, não é porque estou concordando com ele, mas tentando entender a sua forma de pensar. Assim, aprendo mais ou quem sabe descubro se estou certo ou talvez errado em minha forma de ver.

Conheço gente que se mete em debates todos os dias nestes facebooks da vida, se preocupando apenas em ganhar as discussões, sem pensar em aprender analisar e entender os outros argumentos. Quando você se preocupa apenas em ganhar uma discussão, corre o risco de não aprender, de não adquirir conhecimento com o outro lado da moeda. Isso sem contar que reconhecer que o nosso ponto de vista esta errado é um sinal de maturidade e inteligência, o que muitas das vezes não vemos nestas batalhas de ego.

Provérbios 18:6 diz:

As palavras do tolo provocam briga, e a sua conversa atrai açoites.

Quando a intenção do coração é provar alguma superioridade, todo o seu debate perde o sentido. Quando não ligamos para a opinião do próximo, colocamos está pessoa como inferior, indigna de ser ouvida. Em um debate a busca pela verdade deve ser o ponto principal, respeitar opiniões é ser maduro. Acho genial uma frase de Nietzsche que li outro dia:

 “O maior inimigo da verdade, não é a mentira e sim, a convicção”

É sempre bom revermos nossos conceitos, reler, repensar, trilhar outros caminhos e olhar para a vida com os olhos de um aprendiz. Afinal, quem quer aprender, tem que se calar e ouvir.  

Mas o texto de 2Timóteo 2: continua, após Paulo avisar Timóteo sobre dois falsos mestres e dar mais alguns conselhos sobre a prática do pecado. O versículo 24 ao 26 exorta Timóteo a não brigar e tratar quem é contra suas ideias com educação, sendo bom e respeitoso. Pois pode ser que esta pessoa incrédula Deus dê a oportunidade de conhecer a verdade.

Há muitos anos atrás um amigo meu disse para eu tomar cuidado em não acabar vencendo uma discussão e terminar perdendo uma pessoa. Ganhar debates não é tudo, fazer amigos, falar da palavra da cruz ou apenas adquirir conhecimento é muito mais importante e para isso, o respeito deve ser cultivado.

 

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de estudo de Genebra, editora cultura cristã, são Paulo,1998

Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de Hoje; Ed. Soc. Bíblica do Brasil ; 2000 ; São Paulo; SP.

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém, Editora Paulus, São Paulo, 2013

BRUCE, FF, Comentário Bíblico NVI, Editora Vida nova, São Paulo, 2008

CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado Versículo a Versículo, Editora Hagnos, São Paulo, 2014

CARSON, D.A.- Comentário Bíblico Vida Nova, 2 ed., São Paulo SP, Editora Vida Nova,2012.

CARVALHO, Olavo, O Mínimo que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota, Editora Record, Rio de Janeiro, 2013

Comentário ( 1 )

  1. / ResponderLúcio Fer
    O idiota presunçoso atira em ursos, mas um dia a arma falha. Hipócritas 4:20

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.