CONHECE A TI MESMO

Sócrates, um dos filósofos gregos que revolucionou a maneira de pensar, proferiu uma frase que por muitos passa despercebido:

“Conhece a ti mesmo”.

Soa estranho aconselharem-nos a conhecer a nós mesmos, é como se convivêssemos com alguém desconhecido e a verdade é mais ou menos esta. O homem vive neste automático desde sempre, se este, não aprender a pontuar seus erros, dificuldades e seus pontos fracos seguirá sendo sempre o mesmo.

Você já se perguntou quais são seus limites, desejos, sonhos e o que lhe arranca a alegria quando proferido? Já refletiste o que tem sido a sua base, e o que seria de você sem está base?

Gosto da história de Aquiles, um dos heróis gregos que participou da guerra de Troia e um dos maiores guerreiros da Ilíada de Homero. A história conta que ele tinha um ponto fraco, “o seu calcanhar” e por deixar desprotegido, acabou morrendo por uma flecha envenenada justo neste local.

Esta simples lenda nos ensina a importância de nos conhecermos e de trabalharmos nossos pontos fracos, afim de não sermos atingidos pelas flechas envenenadas da vida. Provérbios 27:19 diz:

“Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós”

Assim como a água reflete a nossa imagem, o coração, nossos sentimentos, nossa forma de pensar e os conceitos que dirigem nossa vida, revelam quem somos.

Tudo começa dentro de nós, quem realmente somos não se passa através de nossa imagem ou roupa, e sim através de nossos sentimentos, do que se passa dentro de nossa cabeça.

Nesta minha caminhada tenho conhecido muitas boas pessoas, com capacidades, inteligência, potencial muitas vezes até maior do que o meu, mas que sempre tropeçam por não se conhecerem e não aprenderem a lidar com seus medos e dificuldades.

Conheço pessoas geniais, que sentem muita inveja e por isso ficam desejando o mal para o outro sem correr atrás do que é seu. Conheço ótimos profissionais que não sabem lidar com críticas, e por isso, seguem se machucando, ofendendo pessoas e perdendo oportunidades sem se enxergar e perceber quem realmente é.

A mudança vem somente quando confessamos nossas limitações e aprendemos a nos conhecer e nos avaliar. Provérbios 4:23 diz:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”

Guarde o seu coração, seus sentimentos, avalie-se, reflita e busque a cada dia tentar crescer como pessoa, aprendendo ouvir críticas, a separar os conselhos ruins dos conselhos que realmente valem a pena seguir

Guarde o seu coração, mas você só guarda seu coração quando aprende a se conhecer, lidar com suas dificuldades, conseguindo não ser escravo de seus medos e limites.

Guarde o seu coração e entregue-o a Cristo, deixe ele ser o senhor e a força motriz de sua existência. E quando fazemos isso, aliado ao fato de que aprendemos a nos conhecer, entendendo quem realmente somos, percebemos que não somos nada sem Ele, só somos completos com sua presença

 

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de estudo de Genebra, editora cultura cristã, são Paulo,1998

CARSON, D.A.- Comentário Bíblico Vida Nova, 2 ed., São Paulo SP, Editora Vida Nova,2012.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.