SALMO 12: CONTRA A FALSIDADE

“Salva-nos, Senhor! Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens.

Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções” (Salmos 12:1-2)

Há muito tempo atrás eu assisti um vídeo onde um cara ensina o segredo de como descobrir se uma nota é falsa. O truque é simples, a pessoa passa um tempo tendo contato com o dinheiro, aprendendo e sentindo todos os detalhes da nota, para quando ela pegar uma nota falsa, perceber por conhecer muito bem uma nota verdadeira.

Este texto de salmos começa falando de falsidades, é um pedido de socorro de Davi a Deus por conta de falsidades, bajuladores e interesseiros, nos mostrando que esta prática não é nova, existe desde a época de Davi:

“Davi olhou à sua volta para aqueles que dirigiam o governo e os negócios, e mesmo aqueles à frente das igrejas e das agências que deveriam servir para ajudar os outros – e tudo o que viu foram pessoas enganosas e manipuladoras, que apunhalavam os outros pelas costas” (CONNELLY, RICHARDS, 2016, p. 48)

Já me decepcionei com pessoas que eu achei que eram meus amigos, já quebrei a cara com gente que só estava interessado em algo que eu tinha e não em uma amizade verdadeira. Este salmo é um grito de socorro. Não sabemos com quem Davi estava indignado. Talvez com alguém do seu próprio lar, ou no reino que ele governava, porém não importa, sabemos como é ruim ser feito de idiota. Por isso Davi tem uma mensagem dura aos falsos e hipócritas e com a paráfrase de Eugene Peterson o texto fica ainda melhor:

 “Corta os lábios deles! Arranca

Aquelas línguas arrogantes!

Cansei de ouvir: “Podemos convencer qualquer um de qualquer coisa

Nossos lábios controlam o mundo”” (Salmos 12:3-4) (2012, p. 704, 705)

Ninguém gosta de falsidade e corrupção, esta oração é um desabafo para quem já foi traído ou já se cansou de ouvir falar de roubalheiras. Contudo Davi neste salmo nos faz um convite, clamar a Deus por ajuda e entregar a Ele nossos problemas.

Este salmo não é só um clamor, um pedido de ajuda. Este salmo também é uma declaração: Só há verdade em Deus, só há palavra pura em n’Ele, é só Ele que pode trazer esperança para este mundo mentiroso e hipócrita.

 

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém; Paulus, São Paulo, 2013

PETERSON, Eugene H, A Mensagem, Bíblia em linguagem contemporânea, Editora Vida, São Paulo, 2012

CARSON. DA. Comentário bíblico vida nova. SÃO PAULO – SP, EDITORA VIDA NOVA, 2012

CONNELY, Douglas, RICHARDS, Larry, Guia Fácil Para Entender Salmos, Tudo Sobre os Salmos, Reunido e Organizado de Maneira Completa e Acessível, Editora Thomas Nelson, Rio de Janeiro, 2017

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.