OLHOS ALTIVOS

Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:

olhos altivos…(Provérbios 6:16,17)

 

Há muitos anos atrás trabalhei com um chefe que era o poço da arrogância, tratava a todos mal, talvez por ter estudado fora do país ou por possuir alguns diplomas. O engraçado era que ele gostava de ser mal visto, de ser odiado, parecia que o seu prazer vinha de saber que todos não gostavam dele. O grande problema era que este chefe era muito competente, realmente sabia o que estava fazendo.

Nestes versículos de provérbios o texto nos informa sobre seis coisas que Deus detesta e uma que Ele abomina. E a primeira da lista é “olhos altivos” ou, arrogância, que segundo o dicionário significa:

“Prepotência; atitude de quem se sente superior aos demais ou da pessoa que assume um comportamento prepotente, desprezando os outros” (Dicio)

O arrogante atribui a si superioridade, se considera único, superior e acima de todos os outros. É por isso que ele não demora em humilhar, pisar e desprezar o seu próximo, pois ele não o considera igual. Em toda a comunidade cristã bem sabemos que só há um superior, perfeito e poderoso, que é Deus, todos os outros são seres finitos, pequenos e dependentes d’Ele.

Eu gosto da história de José, escrita lá em Gênesis 37:3, por ele ter passado poucas e boas e superado tudo. Veja bem, ele foi vendido por seus irmãos, acusado de estupro, esquecido na cadeia depois de ajudar uma pessoa e pedir ajuda, e por fim, interpretou um sonho que o levou a ter tanto poder no Egito que ele ficava abaixo apenas do faraó. O curioso é que o poder não subiu para a sua cabeça. Ele não ficou arrogante e continuou atribuindo suas bênçãos a Deus.

Conheço alguns que uma promoção no trabalho já os deixam altivos, ou um diploma na parede é o bastante para se sentirem acima de todos. Não estou falando que você deve caminhar por aí se sentindo um coitado, sem reconhecer seus talentos e o que sabe fazer bem. Estou falando do orgulho, em olhar o próximo de cima desprezando a todos. É possível você ter um diploma e não se achar um “Deus” só porque possuí um pedaço de papel, é possível você ter a consciência de ser inteligente, sem humilhar o próximo. Provérbios 16:18, 19 diz:

“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”

“Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos”

A vida cristã é feita de equilíbrio, você tem que ter em mente que ao mesmo tempo que estas conquistas são boas, elas nos tiram do foco e nos derrubam, por isso abrir os olhos e observar nossas atitudes é o mínimo para que não sejamos um dos que Deus abomina

Viver uma vida humilde é o cerne na mensagem cristã, o próprio Jesus nos deu o exemplo disso. Quando não praticamos a humildade estamos passando longe do exemplo que Cristo nos deixou, diante disso temos nos perguntar se realmente seguimos a Ele ou o nosso ponto de vista.

 

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém; Paulus, São Paulo, 2013

Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de Hoje, Ed. Soc. Bíblica do Brasil, São Paulo, 2005

PETERSON, Eugene H, A Mensagem, Bíblia em linguagem contemporânea, Editora Vida, São Paulo, 2012

https://www.dicio.com.br/arrogancia/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.