OS DEZ LIVROS QUE TODO O CRISTÃO DEVERIA LER EM 2019

Mais um ano e mais uma lista de livros, para ser mais exato, esta é a quarta lista desta série: “Os dez livros…”, caso queiram ler, seguem os links: OS DEZ LIVROS QUE TODO O CRISTÃO DEVERIA LER, MAIS DEZ LIVROS QUE TODO O CRISTÃO DEVERIA LER, OS DEZ LIVROS QUE TODO O CRISTÃO DEVERIA LER EM 2017

Já se tornou evidente para quem me conhece ou acompanha o blog, que eu gosto muito de livros, por isso, não consigo deixar de escrever resenhas, dar dicas e escrever esta série. Como ler é fundamental para qualquer pessoa e como eu leio muito, tento ajudar indicando livros para quem procura material relevante. E falando em relevância, começo a lista com um dos maiores teólogos da atualidade, indicando um livro que foi lançado em formato de edição especial, este ano.

CRISTIANISMO PURO E SIMPLES – C. S. LEWIS

Cristianismo Puro e Simples é aquele livro que deveria estar na primeira lista. Não sei o porquê cometi o erro de não incluir, pois a obra é leitura fundamental para quem segue a Cristo.

Como o título muito otimamente nos diz, a obra tem como principal objetivo falar de um cristianismo puro e simples. Lewis se concentra em discorrer sobre os pontos fundamentais para  uma fé coerente e equilibrada.

Leitura fundamental para quem quer conhecer os principais pontos da fé cristã.

BEM-ESTAR ESPIRITUAL – JOHN MACARTHUR

Este foi o terceiro livro fruto da parceria com algumas editoras, foi lançado este ano e o autor dispensa comentários.

O livro tem como proposta falar do Espírito Santo, desde o velho Testamento até o novo. Na verdade a obra é um verdadeiro tratado sobre o Espírito Santo, ele fala tudo e mais um pouco, terminando o livro com aplicações práticas para uma vida relevante.

HERMENÊUTICA – E. LUND & P. C. NELSON

Gosto deste pequeno, mas importante livro, que trata de Hermenêutica, que é a arte de interpretar a Bíblia.

O livro em si oferece ao leitor várias ferramentas de interpretação Bíblica, dá dicas e oferece bons caminhos para a leitura e compreensão da palavra.

Considero um livro fundamental para quem quer ler e compreender a Bíblia. A leitura é tranquila, as ferramentas fundamentais para a leitura e interpretação da palavra.

UMA FÉ PÚBLICA – MIROSLAV VOLF

Confesso que eu não conhecia este teólogo, são tantos e por serem muitos, procuro me concentrar em quem tem boas referências, não tenho dinheiro para perder com um livro meia boca. Entretanto, este livro eu ganhei em uma parceria com a editora e virou um dos meus livros preferidos.

O autor fala sobre tolerância e liberdade religiosa e sobre o papel dos cristãos na esfera pública. O destaque do livro, a meu ver, foi por conta das exposições sobre os tipos de fé, sobre os perigos de uma fé superficial e sobre como ele trabalhou o tema pluralismo.

Um livro lúcido e fundamental para quem quer entender e ser diferença neste nosso cenário pluralizado.

 AS 5 LINGUAGENS DO AMOR – GARY CHAPMAN

Li este livro há muitos anos atrás, apenas por ser leitura obrigatória de uma classe de estudos no qual fiz parte, e não me arrependi em ler em momento algum.

O livro mudou a minha vida e a forma no qual eu me relacionava com as pessoas, depois que lemos e compreendemos as várias linguagens de amor que existe, nossa vida nunca mais é a mesma.

O livro trata de cinco linguagens de amor que existem e de como cada um tem a sua linguagem, sua forma de se expressar e ser correspondido nestas linguagens.

Um livro fundamental para quem se relacionar de forma assertiva com quem ama.

 BRASIL POLIFÔNICO – DAVI LAGO

Neste nosso cenário político complicado, entender como os cristãos podem atuar nas estruturas de poder, quais são os desafios e perigos, é fundamental, e é sobre isso que o livro fala.

Escrito com uma linguagem simples, mas lúcida e profunda, o autor discorre sobre os vários nichos das estruturas de poder e como transitar nestas esferas de uma forma mais assertiva.

 O ROSTO DE DEUS – ROGER SCRUTON

Aprendi a gostar deste autor faz pouco tempo e já é um dos meus preferidos.

O livro é uma respostas ao ateísmo e fala sobre Deus e o seu lugar no mundo, que diga-se de passagem, tem sido cada vez mais ateu.  

A leitura é tranquila, nem tão densa e nem tão desafiadora, vai depender apenas do quanto você está acostumado ou não a ler linguagens mais rebuscadas.

Gosto dos diálogos do autor, principalmente quando ele define ou tenta definir Deus, e também quando o autor fala do rosto e a importância dele para identidade humana, ele faz alguns links usando o rosto como ponte e eu acho a reflexão bem importante.

DEUS O AMA DO JEITO QUE VOCÊ É – BRENNAN MANNING

Eu tenho medo de teólogos da chamada hipergraça, tenho um pé atrás com pessoas que acham que ser cristão não é ter uma vida mudada. Conheço muitos que servem a Deus e vivem uma vida que não reflete a vida de quem segue a Cristo. Em contra partida, eu sei que ninguém é perfeito, que todos nós temos as nossas dificuldades, é por isso que eu acabo gostando muito dos livros deste autor, sua sinceridade, autenticidade e simplicidade me impressiona.

O livro em questão é uma espécie de Biografia, pois o cenário do livro é a vida do autor. É um livro forte onde Brennan abre o coração e conta seus acertos, erros e seus problemas mais profundos.

Gostei muito de ler, é sempre importante lembrarmos que todos nós temos as nossas dificuldades, foi bom também ver como ele lidou com seus fantasmas e como ele encarou sua vida em um momento no qual ele estava muito debilitado.

É um livro que você às vezes fica com raiva do autor, as vezes pena ou admiração, mas que no fim, você se impressiona com sua conduta de vida.

POR QUE VOCÊ ACREDITA? – K.SCOTT OLIPHINT

Comprei este livro em uma promoção, é legal comprar um bom livro por um preço baixo, ainda mais quando você não conhece o autor. Não gosto de arriscar e investir dinheiro em um livro que não vale a pena, ainda mais quando você tem uma lista de ótimos livros para comprar.

O livro tem como tema a apologética, a defesa de fé, até aí o livro não é tão revolucionário. O autor escreve muito bem, mas em alguns capítulos ele trata de temas da mesma forma que alguns outros livros de apologética tratam, o diferencial do livro, que me faz coloca-lo nesta lista é justamente como ele trata os capítulos sobre Deus e o mal e o capítulo sobre Deus e o cristianismo.

O livro é ótimo para quem não tem contato com o tema, é bom também para quem quer fazer estudos em uma escola dominical ou grupos caseiros, ele é bem didático e possuí algumas ferramentas para que ele seja aplicado nestes lugares.

É um bom livro, não é mais do mesmo, talvez apenas em alguns capítulos, mas mesmo assim não acho que isso torne o livro irrelevante.

A BIBLIOTECA DE C. S. LEWIS- JAMES STUART BELL E ANTHONY P. DAWSON

Eu ganhei este livro e demorei para lê-lo, na minha inocente forma de pensar, eu não queria ler sobre os autores que influenciaram Lewis. Acabei lendo quando comecei a ficar sem opções de leitura, este é o problema de quem lê muito (e tem pouco dinheiro).

No fim, esta obra está entre as minhas preferidas no momento, o livro tem como propósito apresentar uma espécie de mosaico composto de inúmeros textos de autores que influenciaram Lewis. O bom da obra não é só conhecer as bases do pensamento de Lewis, pois para mim, isso continua não ser importante e sim conhecer através dos textos, outros ótimos autores.

O legal é que o livro é dividido por temas, com isso, você tem a mão uma gama de textos, quase todos eles de uma ou duas páginas, apenas alguns poucos maiores, referente a inúmeros temas sobre vida cristã.

Através deste livro, além de conhecer outros autores, você aprende muito com as passagens propostas pelos autores dos livros.

O texto é bem variado, algumas leituras tranquilas outras nem tanto, entretanto, para quem já tem contato com as obras de Lewis, a leitura vai ser bem mais tranquila do que ler alguns de seus livros.

Chegamos ao fim da lista de livros deste ano, são sempre listas de dez, justamente para incentivar quem gosta de ler a seguir um caminho. Estamos no fim do ano e deixei a lista para publicar neste último mês de propósito, justo para que você comece o ano com uma meta de leitura.

Leia, estude e busque conhecimento, aprenda que quando você não lê, acaba por não ter o que oferecer ao seu próximo. Saco vazio, como diz o ditado, não só não para em pé, mas acaba por não ter o que oferecer a alguém.

Por isso persista, cultive uma vida relevante, aprenda que o crescimento pessoal só vem com esforço, dedicação e organização.

Comentários ( 3 )

  1. / ResponderSilas Israel
    E a primeira vez que visito seu blog. Vou pesquisar um pouco mais sobre suas indicações. Estou com uma meta de ler dez livros em 2019 sobre variados temas como finanças, biografia de homens de sucesso e livros cristãos e etc.. Devo adotar a leitura de pelo menos alguns dos que você sugerio.
    • / ResponderGUILHERME AUGUSTO
      Bom dia! Nossa que ótima notícia, ler é muito importante, eu leio de tudo também não só teologia e filosofia. Fico feliz por poder ter ajudado e fico a disposição caso precise de ajuda. Att, Guilherme
  2. / ResponderLivraria Yadah
    Todos livros excelentes. Muito bom mesmo. Sempre recomendo para meus clientes na minha livraria https://www.livrariayadah.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.