MISSÕES O DESAFIO CONTINUA – RONALDO LIDÓRIO

 

Falar de missões não é coisa fácil nestes nossos dias, onde prezamos mais por continuar na comodidade, do que em seguir fazendo a vontade de Deus. Não que eu ache que todos devem ser missionários transculturais, ao contrário, cada um tem o seu chamado e deve seguir cumprindo a vontade que Deus colocou em seu coração. Mas a grande verdade é que custamos a sair do comodismo. É sempre mais fácil ficar em casa, cuidando da nossa vida, do que sair e ir em direção ao cuidado do próximo e o que eu admiro no Ronaldo Lidório é justamente a sua capacidade de sair deste comodismo.

Outra coisa que me impressiona no autor é justamente a sua bagagem teológica, ele não faz o tipo do missionário transcultural. Ronaldo Lidório é muito mais um teólogo ou acadêmico, do que um missionário em si. E isso nos inspira a sermos cada vez mais estudiosos da palavra, independente de profissão, chamado ou área de atuação. Quem lê qualquer coisa do autor já percebe o seu domínio das línguas originais, da missiologia, teologia e por aí vai.

O livro em questão fala sobre missões, sendo que o autor se preocupa em conceituar, mostrar a importância, além de dar o caminho para quem quer seguir este chamado. É muito interessante como o autor mescla os fundamentos bíblicos com suas histórias e exemplos. Isso torna a leitura não só inspiradora, já que o autor usa muitas de suas experiências pessoais para contextualizar o ensino bíblico, mas também acaba por transformar a leitura em uma verdadeira aula sobre missiologia.

A parte do livro que eu destaco é justamente a do quarto capítulo em diante, onde o autor começa a caminhar para o fim da obra e conta sobre o dia em que foi para uma cidade em Lima no Peru. Lá o povo sofria muita perseguição e quando se reuniam para o culto, não sabiam se teriam a possibilidade de terminar aquele culto ou iriam acabar por morrer, reproduzo na íntegra a oração proferida por uma das senhoras da igreja, as suas palavras realmente me tocaram:

“Senhor, abençoa-nos neste culto e aceita o nosso louvor, pois não sabemos se estaremos vivos para terminá-lo” (LIDÓRIO, 2003, p. 78)

Enfim, o livro é uma verdadeira inspiração, totalmente calcado na palavra, com uma boa dose da muitas experiências que Ronaldo Lidório passou em seu longo ministério.

 

O livro foi lançado pela Editora Betânia e tem 94 páginas.

Caso haja interesse, você pode comprar através do site: https://www.editorabetania.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.