FALSA IMAGEM

Eu gosto muito de frases, aforismos e provérbios que sintetizam alguns ensinos. Nem sempre uma boa lição vem através de um livro, em uma edição especial, escrito pelo melhor filósofo do mundo. Creio que comumente o simples nos ensina mais do que as palavras complicadas. No entanto, muitos usam estes mesmos artifícios, para pintar uma imagem de quem não é, construindo fachadas falsas ou as usam para apenas rebaixar o próximo e mostrar a sua superioridade.

Certo dia, enquanto conversava com um colega e contava algumas coisas que me tiravam do sério (são muitas, acredite). Sem ao menos titubear, ouço uma destas frases, proferida por um tipo de pessoa que gosta de deixar claro sua superioridade ante a fraqueza do próximo, a frase é a seguinte: “Se alguém te tira a paz, a paz não era sua”. O curioso foi que a frase veio acompanhada por uma observação muito enfática: “Ninguém tira a minha paz”. Uma declaração que se provou falsa, pois no afã de entendê-lo, acabei por tirar a sua paciência, ele ficou visivelmente alterado. A enorme ironia é que esta pessoa não tem muita paciência, qualquer coisa tira ele do sério, com isso, a frase era mais uma muleta, que uma máxima pessoal.

A vida é uma grande escola, para quem tem o pensamento ampliado, algumas frases, acontecimentos e experiências viram grandes lições, sendo que só é possível aprender, quando o aprendizado vem acompanhado da humildade e da capacidade de entender quem somos e quais são nossos pontos fracos. Caso contrário, ela só servirá para fabricar uma falsa imagem de nós mesmos, servirá de muleta e não como ensino.

Cuidado com quem você acha que é, tenha tento e se preocupe com o orgulho que faz com que nos consideremos mais do que realmente somos. Constantemente nos enganamos, achamos que somos feras e não enxergamos o quão pequeno e equivocado é o nosso modo de ser.

 Priorize sim uma vida de busca constante de crescimento, é legal buscarmos ferramentas para crescer e nos tornarmos melhores, isso é inteligente e necessário, mas não é fácil, pois estamos sempre fadados a autossabotagem, a achar que somos mais que os outros e com isso não crescer ou deixar de aprender. O oposto também é verdadeiro, conheço gente genial, realmente inteligentes e capaz, mas que se consideram sem talento algum, zeros a esquerda. Por isso que se torna fundamental entender quem você é, o que você precisa melhorar e o que você já domina.

Comecei falando de frases e aforismos e o quanto estes recursos podem nos ajudar e também nos autossabotar. Sendo que eu tentei deixar claro que uma frase, por si só, não ajuda, ela apenas nos dá um norte. Toda a teoria deve vir acompanhada da ação, da prática, para que realmente possamos nos desenvolver.

Uma frase sem ação, só serve para nos idealizar, para descrever o que queremos ser ou jogar em nossa cara o que não somos, o que é muito pior.

Mudanças vão muito além de meras frases é preciso também ter atitude, esforço para consertar nossos erros e para nos desenvolver.

Comece pontuando suas qualidades, entenda o que você tem de melhor e busque a partir disso evoluir ainda mais. Depois pontue bem suas dificuldades, seus problemas e falhas pessoais, confesse-os todos sem dó alguma e busque ferramentas para caminhar para a mudança. Pare de usar desculpas para seus erros, assuma-os, confesse seus pontos fracos e mude.

É interessante enfatizar a palavra “ferramentas”, no plural, pois nem sempre o que serve para uma pessoa, serve para outra. Seja inteligente e busque o que mais se encaixa ao seu perfil, este é o segredo.

Todos nós temos falhas graves, entenda isso de uma vez por todas, todos nós somos limitados e muitas, mas muitas vezes percebemos as coisas de forma equivocada, esta é uma verdade que você tem que assumir para se livrar da falsa imagem.

Não seja mais do que você é, não seja mente fechada achando que sabe de tudo ou é melhor do que todos. Sempre tem alguém melhor, mais forte e mais capaz do que nós, basta termos humildade, que vamos enxergar, pois a falta de humildade nos cega, não tenha dúvidas.

Seja humilde, não pense mais do que você é e nem se ache especial, só assim conseguimos aprender, e seguir como eternos alunos na caminhada da vida tendo como principal consequência o crescimento pessoal.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.