ÉTICA

“Ética é quando você age certo mesmo podendo agir errado”

 Eu cresci em um contexto onde a frase: “o mundo é dos espertos” era lei. Com isso, era inevitável ver amigos tentando levar vantagem em tudo. A verdade é que desde novo eu nunca gostei muito desta frase, pois aprendi já cedo, a me colocar no lugar das pessoas, e ao me colocar, eu não me sentia feliz.

Quando eu escrevi este aforismo eu estava em um grande dilema, vendo amigos resolver certa situação através de atalhos e caminhos desonestos, sendo que eu preferi seguir o caminho certo, mesmo com a possibilidade de não conseguir resolver, o que acabou acontecendo.

Nunca me arrependi de pegar o caminho certo e sou consciente de que às vezes o meio certo de se fazer é o mais complicado, mais esburacado, e com muito mais dificuldades, contudo, eu nunca me arrependi de proceder de forma correta.

Aprendi com o tempo a não me vender, a não trair as minhas crenças, a tentar ter sempre mais ética do que emoção. Penso que viver de acordo com o que falamos, não tem preço. Quem pega atalhos perde a paisagem, deixa de aprender a lição que o caminho poderia lhe proporcionar, e acaba por não crescer.

Ser ético é ter a consciência de que você pode até perder, aos olhos de alguns, mas você está ganhando, por estar agindo conforme acredita, crendo que o caminho do jeitinho, da desonestidade, não é o melhor.

Eu fui uma pessoa muito mentirosa quando era adolescente e desde que eu perdi este hábito, descobri como não tem preço falar a verdade, viver com ética e coerência. É impagável você falar e a outra pessoa acreditar em você, não tem dinheiro que pague você ser a pessoa no qual os outros confiam por saber que você não vive na falsidade.

Quem não tem ética está sempre à margem, tendo que lidar com inúmeras situações embaraçosas que a falta de ética traz. Quem vive dando um jeitinho é conhecido por isso, tendo que arcar com as consequências de ser uma pessoa no qual nem todos confiam.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.