CONSTRUINDO O SABER

Conhecimento se constrói com o tempo, com muitas horas gastas com estudo, leitura e prática. Não é possível criar um repertório sem tempo e dedicação, aprender não é igual a fazer miojo e muito menos se faz apenas vendo tutoriais na internet. É preciso tempo, leitura, vídeos aulas, palestras, acertos e erros, que acabam funcionando como professores, e isso demanda tempo, como bem pontuei.

Tudo vai depender do que você respira, se a sua área de estudos é algo no qual você gosta para assim conseguir mergulhar de cabeça. Saber disso vai lhe ajudar a definir aonde você quer chegar.

A primeira etapa é criar fundamentos, que como pilares estruturará todo o seu edifício. A base é importante para manter a estrutura em pé. No meu caso, que sou professor e teólogo, a minha base é Cristo e a Bíblia, é delimitar no que eu creio e estar muito bem fundamentado na palavra. É preciso conhecer a teologia, as ferramentas teológicas e muitos autores relevantes que serão a base de todo o estudo. Para um estudioso de qualquer outra área, o processo não é muito diferente. É preciso entender o campo de estudo, os principais autores e conceitos daquele campo, para que assim você tenha base para seguir por seus próprios caminhos, sem errar a direção.

Por ter uma estrutura bem construída, eu não me abalo, conheço bem o meu campo de estudo e como um bom cristão, tenho a minha vida alicerçada na rocha que é Cristo e em todas as evidências que mostram veracidade do que eu creio. São os fundamentos que nos sustentam e nos mantém em pé.

 O segundo ponto são os critérios, que funcionam como uma espécie de parede, impedindo que qualquer coisa entre para dentro de nossa vida. Sem critérios aceitamos qualquer coisa, compramos qualquer ponto de vista, seguimos sem refletir e perceber as contradições. A leitura, o estudo e a pesquisa nos ajudam a aprender e a crescer, adquirindo assim critérios sólidos, para assim conseguir seguir sem vacilar.

Com bons critérios e boas estruturas, podemos prosseguir lendo de tudo, pesquisando e conhecendo qualquer coisa, que nada nos abalará. Quem tem critérios avalia, pesquisa e se informa, mesmo não concordando com a opinião. Quem não tem, aceita de tudo e se abala muitas vezes por coisas que nem possuem fundamentos.

Em terceiro lugar está o foco, sem foco paramos no caminho, desistiremos nas primeiras dificuldades, abandonaremos a construção nas primeiras etapas do edifício. O foco são as escadas que nos levam cada vez mais para cima. Sem foco tudo rui, a construção paralisa, o edifício segue incompleto.

Construir um repertório não é fácil, se resume em sempre continuar e não desistir. É uma prática que demanda tempo, sendo que é só o tempo que faz tudo frutificar. Tudo o que aprendemos sem muito esforço, sem dedicação, esquecemos. Tutoriais são uteis para o momento, conhecimento, levamos para a vida, e não esquecemos quando dedicamos algum esforço.

E por fim, depois de tanto tempo, esforço e horas de estudo e leitura, colhemos alguns frutos, percebemos a nossa vida mudar, nossos sonhos se concretizar e tudo acontecer. Esse é o telhado que nos protege das intempéries e nos dá um sentimento de que não perdemos tempo.

O resultado faz com que tudo valha a pena, ele dá sentido a dor. Sem resultados, a dedicação parece ser sem sentido, nos mantendo por momentos sem abrigo, beirando a desanimação. Viver não é uma eterna busca por resultados, quem vive assim, vive de forma incorreta. Mas sim, é legal se dedicar e ver os primeiros frutos do esforço aparecer. Sendo que são eles que nos dão forças para passar pelas tempestades e desafios que a estrada sempre traz.

É claro que o telhado não é um ponto final, o conhecimento é infinito, enquanto vivemos, podemos aprender, por isso, temos que ter em mente que as vezes para crescermos, precisamos sair da zona de conforto para conseguir erguer ainda mais o edifício. Cuidado com a estagnação que os bons resultados nos trazem, é sempre possível continuar e seguir crescendo ainda mais, basta desfazermos o telhado da zona de conforto e seguir construindo ainda mais o saber.

Construir relevância é para poucos, e só é possível através de muito esforço e dedicação. Nada do que é realmente relevante vem sem dificuldades, o esforço é fundamental para alcançarmos a realização. Mas o edifício só se mantém se houver uma boa construção, todas as etapas são importantes para a vida relevante, caso contrário, se você por um acaso esquecer de alguma parte, pode comprometer a estrutura de todo o edifício, e assim, fazer tudo ruir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.