JORNADA CRISTÃ 2: ESPERANÇA

Eu não parei a minha jornada de leituras em apenas um autor, segui tentando aprender e crescer ainda mais com os livros, sendo que eu cheguei em Max Lucado, por conta do nome curioso de um de seus livros chamado “Nas garras da graça”.

No primeiro texto eu falei o quanto a minha vida mudou por ter conhecido a graça, com isso, foi uma escolha natural procurar por mais livros sobre o tema, por este motivo que acabei conhecendo este ótimo autor.

Não costumo desdenhar de Max Lucado como alguns teólogos fazem, e apesar de seus livros não terem a profundidade teológica de muitos livros que eu leio hoje, gosto da forma como ele escreve, gosto também do seu estilo centrado e reflexivo.

 Eu costumo ler muito, são horas de leitura e estudo, e para não cansar a cabeça, eu costumo alternar os livros mais densos, mais teológicos e filosóficos, com livros mais reflexivos, na chamada leitura devocional.  Costumo incentivar meus alunos a seguir por este caminho, é bom as vezes dar uma folga na mente e ler algo mais tranquilo depois de um livro acadêmico.

Os livros do Max Lucado falam basicamente do amor de Deus e vida cristã, são textos que nos trazem esperança e ânimo. Li alguns de seus livros em meus dias mais cinzas, e foi em meio a dificuldade que consegui um pouco mais de fôlego para seguir. Este autor já me ajudou muito, seus livros me auxiliaram a perceber o amor de Deus e a enxergar o sol brilhar lá fora em meio a dias de caos.

O Livro “Seis horas de uma sexta-feira”, é um livro muito confortador, e ao mesmo tempo desafiador. O livro fala do sacrifício de Cristo, e um dos temas que ele trabalha é fundamentos para suportar as dificuldades.

Em meio a inesperada tempestade, sendo ela em forma de falta de saúde, desemprego ou mesmo um desastre natural, entre tantos males que assolam a nossa vida, só é possível resistir quando temos bons alicerces.

É apenas com bons fundamentos que conseguirmos seguir e enfrentar as intempéries da vida, o livro fala de tempestades e de como suportar o caos em meio a tormenta. Ele trabalha com três principais fundamentos que todos os cristãos devem ter bem pontuados em sua vida, para assim conseguir resistir aos problemas, sem esquecer que a leitura da Bíblia é fundamental para resistirmos os dias ruins, como o autor pontua:

“Estabilidade na tempestade vem não de buscar uma nova mensagem, mas de compreender uma antiga” (LUCADO, 2007, P. 134).

A nossa vida é muito corrida, os compromissos, sonhos e planos, algumas vezes nos engolem ou fazem com que sigamos no automático, por isso as vezes é bom receber um puxão de orelha. É importante ler sempre e relembrar da antiga mensagem da cruz, que nos mantém vivos e firmes no caminho da fé. Sendo que Max Lucado sabe fazer isso como nunca.

Eu li o livro em um período bem complicado da vida, como mencionei, e encontrei descanso e ferramentas para seguir suportando os vagalhões que surgem para tentar afundar o nosso barco.

Lembre-se sempre dos fundamentos para não ser engolido pela corrida vida. Em uma tempestade, é fundamental estarmos ancorados na palavra, para que resistamos todas as tormentas. Você não precisa de lições novas, e nem de métodos de como sair das tempestades, basta olhar para as Bíblia e compreender uma antiga, mas não ultrapassada mensagem. Caso contrário, você sucumbirá ante ao mais fraco vento.

Mas este é só o começo da jornada, preciso falar de muitos outros autores, o caminho é longo, mas vale a pena seguir. Foram muitos livros que me influenciaram, e me ofereceram bagagem que só somou em minha caminhada cristã, espero que as dicas também ajudem você a aprender mais e a amadurecer como cristão.

BIBLIOGRAFIA

LUCADO, Max, Seis horas de uma sexta-feira, Editora Vida, São Paulo,2007.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.