ANTECIPANDO PROBLEMAS

Talvez a questão mais complicada em uma pandemia, ou qualquer outro tipo de epidemia sem controle, é o fato que ninguém tem informações realmente pontuais e coerentes sobre o problema. E já que o assunto não é dominado, já que não se tem cura ou prevenção, este tipo de situação causa pânico.

Arrisco dizer que tudo o que não controlamos nos causa pânico, criando em nosso coração a insegurança, e com a insegurança, acabamos por dar ouvidos a todo o tipo de teorias ou informações equivocadas. Foi o que eu vi quando fui fazer a compra do mês, inúmeros cidadãos apavorados com a pandemia, comprando como se a comida fosse acabar, verbalizando teorias e notícias que seguiam na contramão da lógica. Em dias incertos, qualquer teoria conspiratória vira assunto, e aos poucos o medo é implantado.

Uma pandemia meche muito com a economia, implantar uma quarentena, decisão evidentemente necessária para evitar a propagação da doença, causa danos, desemprego e ainda mais problemas. Sem contar, é claro, que quando o país passa por uma crise financeira, este tipo de problema colabora para que a crise aumente ainda mais.

Em um mundo ansioso, antecipar problema é um veneno, e o pior, faz com que gastemos forças para lidar com uma situação no qual não controlamos. Gastar energia com o que não tem solução, é seguir sem dúvida alguma, no caminho da doença e do desgaste emocional. Quem antecipa problemas, antecipa também a falta de saúde e o cansaço, e isso é só o começo para ainda mais doenças e muitos outros tipos de problemas aparecerem.

Epicteto, um filósofo que havia nascido escravo, onde por conta de todo o seu talento intelectual, acabou ganhando liberdade e virando um grande mestre (LEBELL, 2018, p. 11, 12), tinha uma frase, que acredito que serve bem para os nossos dias:

“Saiba distinguir entre o que você pode controlar e o que não pode” (LEBELL, 2018, p. 21).

Lembre-se que Epicteto havia nascido escravo, e tinha tudo para viver de forma miserável, a vida dele não era fácil, e ele não podia mudar isso, mas ele podia se dedicar como pessoa, e depois como aluno, para tentar melhorar de vida.

A vida é muito incerta, a grande verdade é que controlamos muito pouca coisa. Se você parar para pensar, a maioria das coisas você não controla, a sensação de controle sempre foi utópica e irrealista. Com isso, você não pode se dar ao luxo de se preocupar com o que não tem solução.

Teorias, incertezas e especulações devem ser deixadas de lado, para evitar o desgaste. Não sabemos se depois deste caos teremos emprego, se teremos saúde ou o que quer que seja, tudo pode acontecer, ou nada pode acontecer. A questão é que você deve viver o hoje e evitar antecipar problemas, para que assim, você evite mais problemas. A Bíblia tem um texto que combina bem com a frase deste filósofo estoico, a frase é de Jesus e foi dirigida aos seus discípulos, enfatizando a importância de não nos preocuparmos com dinheiro e bens materiais:

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal (Mateus 6:34)”.

O texto não manda que vivamos de forma displicente, sem nos precavermos, quando isso é possível, o que o texto quer ensinar é que não podemos antecipar os problemas. Viva um dia de cada vez. Se preocupe apenas com o que tem solução e com o dia de hoje, e o que não tem, deixe de lado, entregue nas mãos de Deus. É Deus que cuida de nós, bens posses, segurança, não nos trazem paz, mas Deus traz. Só há um senhor, que é Deus, nada mais pode tomar o seu lugar.

Por isso nestes dias incertos se lembre que emprego, bens e posses, são coisas passageiras, não nos trazem a verdadeira segurança. Um dia estamos bem, no outro, estamos enfrentando uma pandemia e todo o caos que este tipo de calamidade traz.

E também diante de dias incertos, aprenda a não antecipar problemas, e o principal, saiba distinguir as situações no qual você pode fazer alguma coisa, das que você não pode fazer. Foque no que está em seu controle, e tente esquecer das situações no qual você nada pode fazer.

Viva um dia de cada vez, tendo sempre em sua vida, o Deus que de tudo tem controle. Confie que ele está com você e faça a sua parte, largue o controle e faça apenas o que você pode e deve fazer, que o resto não é com você e sim com Deus.

Ou você aprende a descansar no senhor ou vai seguir, sem dúvida alguma, muito fadigado.

BIBLIOGRAFIA

LEBELL, Sharon, Epicteto A arte de Viver: uma nova interpretação de Sharon Lebbel, Rio de Janeiro, 2018

CARSON, D. A, FRANCE, R. T, MOTYER, J. A, WENHAM, G. J, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, São Paulo, 2012.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.