O SEGREDO DA ORAÇÃO

Por que precisamos orar tanto para termos nossas orações respondidas? Será que Deus não conhece nossas necessidades? Ou melhor, por que orar? Deus já não sabe de tudo?

Estas são algumas das dúvidas que eu tive quando era novo e são questionamentos que volta e meia algumas pessoas me fazem. Nem todos entendem porque devemos orar para um Deus que é onisciente. E é nos dias de caos e insegurança, que devemos entender bem e de forma consciente, a importância da oração.

Para que eu possa responder estas questões eu preciso lembrar a todos de alguns pontos importantes. O primeiro ponto é que até Cristo, o próprio Deus, orou. Mesmo tendo todo o poder, ele não eixava de orar sempre e muito (Marcos 1:35).

Em segundo lugar, precisamos entender que as nossas orações são sempre respondidas no tempo de Deus, ele sabe a melhor hora de te responder, sendo que o tempo de Deus é sempre o melhor.

O terceiro ponto, que é interligado a este, é que tudo vai depender da vontade de Deus (1 João 5:14), pois constantemente pedimos coisas que não é da vontade Dele. Ele sabe o que é melhor para nós, sendo que se servimos a Deus, se realmente somos seus servos, temos que nos sujeitar a sua vontade.

Faça um exercício, pense nas coisas que você pediu a Deus e que ele não respondeu. Veja se entre estas coisas não tem pedidos que hoje, olhando com mais cuidado, você conclui que não era legal. Eu dou graças a Deus pelas inúmeras orações não respondidas, pois nem sempre, na hora que estamos pedindo, percebemos o erro de estar buscando aquela determinada coisa.

Por último, concluindo os apontamentos antes de responder, quero enfatizar que ser cristão não é ser rico, nem ter como ênfase pedir ou ter as coisas. É justamente seguir a um Deus que nos salvou, e estar pronto para fazer a sua vontade. Cristo não nos prometeu uma vida boa, ao contrário, Jesus nos avisou que teríamos aflições (João 16:33). Cristo veio para nos dar vida, e vida eterna (João 3:16) e não coisas que se desfazem com o tempo.

Depois destes apontamentos, a resposta se torna muito simples. No final, a oração muda muito mais quem ora, do que o próprio ambiente ou a própria situação caótica. A oração nos dá conforto e esperança para que possamos seguir confiando que no final tudo vai dar certo, mesmo que pareça que não.

A oração, que Cristo também fazia muito, nos dá intimidade com o nosso criador, e é no momento de busca que a nossa vida vai sendo transformada, que conseguimos força para seguir, e que a nossa vida muda. A oração nos fortifica, sendo que as respostas de oração são apenas consequências de uma vida transformada a cada dia, enquanto buscamos a Deus.

O segredo da oração é a própria busca, é o derramar do coração e buscar a cada dia ter intimidade com o criador. Não devemos orar apenas para ter coisas, e sim para busca-lo, e também para termos forças para enfrentar as situações adversas, que no mais é consequência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.