A ARTE DA PACIÊNCIA

“Ser paciente é dominar a arte de saber a hora certa de agir” (QUEIROZ, 2015, p. 49)

Conheci pessoas que eram muito afobadas, não conseguiam esperar um minuto, viviam se atropelando nos planos. E com isso, acabavam por fazer bobagens ou perdendo oportunidades. Conquanto, eu também conheci pessoas tão calmas, que acabavam por ver a oportunidade passar, sem esboçar reação alguma. São os dois lados da mesma moeda chamada paciência.

A frase que direciona o texto, trabalha justamente este meio termo e define de forma magistral o significado da palavra paciência. Tendo como significado, aquele que sabe agir na hora certa, no momento adequado, sem atrasos e atropelos.

Saber a hora certa de agir é sempre um grande desafio, sendo que não existe uma fórmula exata para descobrir o segredo da paciência, a saída é tentar, errar e continuar, até aprender. Haverá dias nos quais precisaremos ser mais ousados, arriscando um pouco para não perder a mão. Porém também haverá dias nos quais esperar é o único caminho, entendendo que nem tudo é no nosso tempo.

Eu tenho o costume de não tomar decisões no calor do momento. Se eu precisar tomar uma decisão sem pensar a resposta é na maioria das vezes negativa. Entretanto eu já estive em situações no qual precisei dizer sim a fim de não perder uma oportunidade. Não existe fórmula, o segredo é tentar analisar de forma racional, e se preparar para o pior.

Creio que quem sabe a hora certa de agir, possivelmente já errou muito, ou aprendeu com quem errou e por diversas vezes perdeu a mão.

Quem sabe ser paciente é na maioria das vezes assertivo, sabe o quanto esperar e quando deve sem demora (e sem desespero) ser rápido para não perder uma oportunidade.

Ser paciente é fundamental, saber a hora certa de agir é o grande segredo de quem não perde uma oportunidade.

BIBLIOGRAFIA

QUEIROZ, Sérgio, Gloriosas ruínas: O caminho bíblico para a restauração, Editora Mundo Cristão, São Paulo, 2015.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.