JORNADA CRISTÃ 6: EVANGELHO

Todos os livros que eu tenho abordado, tem como principal característica, ser de autores que eu ainda acompanho, leio e que de alguma forma, tem passando no teste do tempo.

Nesta minha jornada, conheci ótimos livros que me ajudaram muito, mas que depois de um tempo, ao reler, não fizeram mais sentido na minha vida, sendo que isso é muito normal, não estranhe se acontecer com você.

Conforme vamos estudando, nos aprofundando e tendo cada vez mais conhecimento, alguns livros passam a não ser mais importantes. Um pouco por não fazer mais sentido na sua vida aquele conteúdo, ou talvez, por aquele estilo de leitura não agradar mais você, normal. Outros autores eu abandonei por não concordar mais com alguns dos seus ensinos ou pelo estilo de texto, abordagem teológica e coisas do tipo.

Acompanho John Macarthur já faz alguns bons anos, este pastor e teólogo calvinista, é um homem de fé e extremamente centrado na palavra. E apesar de não concordar 100% com o que ele escreve, normal, somos seres racionais, e por isso, pensamos, refletimos e discordamos, indico qualquer livro seu, por saber o quão centrado é a sua teologia.

São muitas obras, todas tendo como marca principal um conteúdo centrado e muito profundado. O livro “A parábola do filho pródigo”, por exemplo, me mostrou como existe muito mais do que imaginamos na parábola, e conhecer os costumes da época é fundamental para que entendamos ainda mais a mensagem desta importante parábola. O livro “Como estudar a Bíblia”, me deu algumas ótimas ferramentas, de quem estuda a palavra há muitos anos. Enfim, cada livro tem uma peculiaridade, vale a pena ler e mergulhar nos livros de um escritor que tem a Bíblia como centro de seus escritos. 

A obra “O evangelho segundo Jesus” foi um dos primeiros livros que eu tive contato, juntamente com o livro “Fogo Estranho”, sendo que o livro se concentra em falar sobre o evangelho e como a igreja atual tem se afastado de muitos assuntos importantes sobre a fé cristã, misturando a mensagem com ensinos que não são Bíblicos.

A conversão a Cristo envolve mudança de vida e compromisso, não tem como seguir a Jesus e continuar o mesmo. Este é um dos principais pontos da obra. John Macarthur complementa:

“A verdadeira salvação não é somente justificação. Ela não pode estar separada da regeneração, da santificação e da glorificação final” (MACARTHUR, 2015, p. 28).

Quem segue a Jesus tem a sua vida transformada, ele nasce para uma nova vida. Quem segue a Cristo, tem frutos de uma vida transformada e caminhos que todo o cristão deve percorrer.

A obra trata de todos os pontos centrais do cristianismo, respondendo de forma Bíblica o que é ser cristão. Não tem como fugir do fato que a salvação envolve muitos posicionamentos e nos traz mudança de vida.

John Macarthur é um dos escritores que eu mais leio, considero seus livros como ótimas ferramentas, materiais que além de serem devocionais, são também teológicos, trazendo a mistura perfeita entre estudo e prática.

BIBLIOGRAFIA

MACARTHUR, John, O evangelho segundo Jesus, Fiel Editora, São Paulo, 2015.

Comentário ( 1 )

  1. / ResponderRogerio
    A geração "auto ajuda" cristã jamais saborearia estes ou quaisquer livros que clamem por uma vida voltada a Palavra e não ao indíviduo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.