A ARTE DA COMUNICAÇÃO

“Comunicação significa, realmente compartilhar de si mesmo com outra pessoa” (MCDOWELL, 2001, pg. 47)

Gosto de um canal do Youtube onde o autor analisa a linguagem corporal de diversas pessoas com o intuito de conferir se o indivíduo fez um discurso verdadeiro ou não. Pois nem sempre as palavras traduzem de forma exata o que o corpo está dizendo, não são só as palavras que comunicam, o corpo também comunica.

Comunicação é a base de tudo, em um casamento que não há comunicação, com certeza há muito caos. Em uma empresa onde não existe diálogo, não há ordem, não tenha dúvidas.

Um bom comunicador se preocupa em se fazer entendido. Quem realmente se importa com o que está falando, com certeza se adapta ao estilo das pessoas, e procura se expressar de uma forma no qual todos entendam. Tudo vai de como você se porta, da maneira que você vê os outros e percebe como existirá sempre a possibilidade de não nos entendermos. Seja porque falamos bem, ou por não falarmos tão bem assim, é preciso muita humildade nestas horas.

Comunicar é falar um pouco de si, principalmente através de atitudes e de como vemos o próximo. Como apontei no começo do texto, não são só as palavras que comunicam, nosso corpo, nossas atitudes e como nos importamos com as pessoas, também comunicam. Nossa maneira de ser fala muito mais do que nossa própria mensagem, as palavras de um discurso podem ser escritas, e construídas de uma maneira cuidadosa e minuciosa, mas dependendo de como transmitimos, podemos sem querer estar comunicando outra coisa.

BIBLIOGRAFIA

MACDOWELL, Josh, Aprendendo a amar: Sexo não é o bastante, Editora Candeia, São Paulo, 2001

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.