FALSO OTIMISMO

“Quando nos forçamos a ser otimistas o tempo todo, negamos a existência dos problemas. E quando negamos nossos problemas, nos privamos da chance de resolvê-los e de criar felicidade” (MASON, 2017, p. 94).

Conheci uma pessoa que não conseguia dormir sem antes ouvir alguns áudios de pensamento positivo. Ele me enviava sempre estes materiais, que de acordo com a sua crença, serviam para desenvolver o poder da mente. Segundo estes adeptos, é preciso pensar positivo, para que assim você consiga atrair as coisas boas para a sua vida. Quando tudo estiver ruim, basta pensar positivo e usar o poder da mente para modificar a sua realidade.

Eu não sou pessimista, mas uma coisa é verdade, a vida não é tão colorida assim, não adianta ignorar este fato. A vida, em alguns momentos, é complicada, sendo que os problemas, quando surgem, batem de frente sem dó, você pensando positivo ou não.

Não temos saída, é preciso enfrentar os problemas, aprender a agir e a tomar as melhores ações para que tudo se alinhe. O falso otimismo só atrasa, e atrapalha a resolução dos impasses da vida.

É claro que é bom ser otimista, ter fé em Deus que tudo vai dar certo e que vamos conseguir sair das situações ruins, isso não é problema. O perigo é cultivar o falso otimismo, que faz com que fiquemos ancorados, sem agir, esperando que tudo dê certo, sem qualquer ação, o que é muito contraditório. Apesar dos termos serem semelhantes e constantemente confundidos, as duas coisas não são iguais. Quem acredita no pensamento positivo, crê que apenas pensando, você atrai coisas boas. Agora, quem é positivo e cultiva a esperança, vive a vida mais leve e feliz, seguindo, com muita fé em Deus, sempre em busca da solução.

Nunca foi uma boa solução fugir dos problemas. Adiar os dilemas só aumenta ainda mais a bola de neve. A vida é dura as vezes, eu sei bem, os problemas são injustos, pois eles nos encontram, nós merecendo ou não. Embora que no final, eles nos ensinem através dos dilemas e nos faz crescer. Aprendemos quando enfrentamos as situações, quando passamos por dificuldades e conseguimos resolver o caos. Não existe sensação mais prazerosa do que ver um problema resolvido, o sentimento de dever cumprido e a alegria de ver tudo alinhado, não tem preço.

O sofrimento é inevitável, você pensando positivo ou não, o falso otimismo só disfarça e engana a realidade. Mais do que pensar positivo, devemos aprender a agir, a mergulhar nos problemas e a não fugir.

Não existe vida colorida, mas com algum esforço, é possível deixá-la mais leve, e com a sensação de propósito, apesar das lutas. O caos é inevitável, mas como nos portamos diante do caos que vai fazer toda a diferença. E não é disfarçando a dor, com pensamentos positivos, que você vai conseguir.

BIBLIOGRAFIA

MANSON, Mark, A sutil arte de ligar o… Uma estratégia inusitada para uma vida melhor, Editora Intrínseca, Rio de Janeiro, 2017.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.