JORNADA CRISTÃ 14: CASAMENTO

Foi inevitável, em um dado momento da minha vida eu começar a pesquisar livros sobre casamento, visto que eu estava em vias de me casar. Sendo que foi por coincidência que eu acabei encontrando o livro: “Casamento: da sobrevivência ao sucesso” de Charles Swindoll. Eu já o conhecia como autor de alguns ótimos livros de teologia como a série de livro “Heróis da fé” ou “Vivendo sem máscaras” e muitas outras obras que me ajudaram na caminhada, mas este livro eu não conhecia.

Em nossa cidade em alguns shoppings, existem algumas bancas de livros promocionais que vendem livros por dez reais, a marca da empresa é justamente esta, vender livros baratos. Nestas bancas você encontra de tudo, e por um preço ótimo. E como por coincidência, este excelente livro me achou.

Viver a vida a dois, nunca é fácil, manter equilíbrio nesta vida, mais ainda, por isso que, boas obras, de autores que entendem bem do assunto e já são casados há muito tempo, nos ajudam.

O livro é um fundamental guia, com ele eu pude me preparar e entender um pouco da dinâmica familiar. Como eu vivia sozinho há muitos anos, o livro foi a minha bússola, um auxílio para entender um pouco mais sobre este universo.

Swindoll mistura o ensino bíblico com boas doses de bom humor, em uma área que normalmente possui pontos complicados. O modo como ele usa as suas experiências, sem propor fórmulas pré-fabricadas, se concentrando em falar de um casamento a luz da Bíblia, é genial.

O livro todo é ótimo, mas a parte que gosto é logo no primeiro capítulo, onde ele fala como o mundo mudou e continuará mudando. A nossa família não é a família dos nossos avós, os tempos mudaram e vão continuar mudando, com isso, temos desafios e situações onde provavelmente nossos pais e avós não enfrentaram, e vice versa. Destaco um breve resumo do capítulo, proposto pelo próprio autor, que sintetiza e traz uma boa luz ao assunto:

“O mundo mudou e continuará a mudar, mas Deus não muda nunca; portanto, sentimos segurança quando nos aproximamos dele (SWINDOLL, 2012, p. 21).

É só em Deus que devemos depositar a nossa segurança, sendo que o segredo do casamento de sucesso é colocar Deus no centro de tudo.

Nunca é fácil lidar com pessoas, cada um é um ser único, com anseios, pontos de vista e dificuldades únicas, não dá para generalizar, por isso que o princípio de tudo deve ser Deus.

O autor trabalha o tema de forma muito pontual e realista, o livro é fundamental para quem quer entender toda a dinâmica familiar, para assim dar passos mais seguros dentro do lar. Entre todos os livros que tenho deste autor, este é apenas um deles e o meu preferido, um dos principais sobre o assunto, vale a leitura.

BIBLIOGRAFIA

SWINDOLL, Charles R, Casamento: da sobrevivência ao sucesso, Editora Thomas Nelson Brasil, Rio de Janeiro, 2012.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.