HUMILDADE

Estes dias fui ao banco pagar algumas contas e me deparei com uma mulher gritando: sou doutora, vocês têm que me servir. Sou formada e sou mais importante que vocês.

Acho curioso quando alguém se sente superior por portar um diploma. Estes certificados não mais formam pessoas, agora constroem seres alienados que querem ser servidos. Gosto de uma frase de Hemingway que diz:

“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade”.

E quando se fala em sabedoria e Humildade, eu não consigo esquecer de quem é o mestre desta categoria que é Jesus. Filipenses 2:5-8 Diz:

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”.

Jesus era Deus, mas era humilde, os evangelhos deixam claro isso quando mostram Ele lavando os pés dos apóstolos e servindo aos pobres. E em nenhum momento a Bíblia descreve um Deus que passa por cima das pessoas, usando a sua autoridade para humilhar seres humanos. Ao contrário, à Bíblia mostra Jesus servindo e ajudando quem o procurasse.

O grande problema em ser orgulhoso é que o orgulho é egoísta, nos faz olhar para o próximo como se ele fosse inferior, como se o nosso status ou dinheiro nos trouxesse o direito de pisar nas pessoas. O orgulho nos transforma em seres que esperam ser servidos.

Há quem diga que quem tem dinheiro, ou um diploma é uma pessoa de sucesso e quem não tem é fracassado, esta é a fórmula do orgulho, é o retrato do pensamento do soberbo. Além de ser uma comparação perigosa, porque Jesus, o próprio Deus, não tinha dinheiro e dedicou a sua vida aqui na terra para cuidado dos pobres e doentes.

Quando eu leio Filipenses 2, eu não só entendo o nosso chamado de união e harmonia uns para com os outros, nos importando e nos preocupando com o interesse do próximo (V 1-4). Mas também visualizo o verdadeiro retrato de como um cristão deve ser, como devemos pensar e como podemos imitar os passos de Cristo. E se somos imitadores dele, temos que ser humildes assim como é o nosso Deus, caso contrário, não é Cristo que estamos imitando.

Deixe um comentário