JUGO

“Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:30).

Neste texto, após Jesus agradecer a Deus por mostrar as maravilhas do reino aos pequeninos, aos menos importantes e ocultar dos sábios e entendidos, Cristo fala de Jugo. Mas o que era este jugo?

Este “jugo do rabino”, como se chamava, era a forma que cada rabino tinha para interpretar a torá. Neste texto, Jesus esta falando que também tinha um jugo, uma forma de interpretar as leis. E ele ainda afirma que o jugo dele é suave, o fardo dele é leve, ao contrário dos jugos dos rabinos.

Na bíblia, você encontra inúmeras advertências de Cristo aos rabinos, fariseus e mestres da lei, que jogavam fardos insustentáveis nas costas de seus discípulos, exigiam coisas que nem ao menos eles faziam (Mateus 23:13-39).

Tenho encontrado muita gente carregando estes fardos, subindo montes e se flagelando de alguma forma, para assim, merecerem a salvação ou algum alcance espiritual. Conheço um garoto que acredita que ele tem que subir o monte todos os meses e passar a noite orando para agradar a Deus, ou para ver o poder de Deus. Já ouvi falar de pessoas que dão ofertas vultosas, como forma de sacrifício para alcançar as bênçãos, isso sem contar que alguns acham que servir a Deus é se sacrificar.

Efésios 2:8-9 diz que somos salvos pela graça e não pelas obras, para não crermos ser merecedores e não nos gloriarmos. A salvação é somente através de Cristo e do seu sacrifício, não vem de nós, e nem de nosso merecimento. Ser salvo pela graça significa que somos salvos sem merecer, através de um favor imerecido, onde você nunca vai conseguir pagar. E não é uma vida de sofrimento, de sacrifício, ou uma vida de flagelos que vai te salvar, é apenas a fé em Cristo. Jesus já sofreu, ele já se sacrificou, você não precisa se sacrificar também.

Não estou falando que você deve viver sem orar e sem buscar a Deus. Apenas quero deixar claro qual deve ser a sua motivação, que é glorificar o nome de Deus, que enfim, já fez tudo por nós e nos abençoou sem merecermos.

Deixe um comentário