JARDINEIROS

Ao lado do meu trabalho, tem um campo por onde eu passo na hora de ir embora. Fico admirado de perceber a quantidade de lixo que é jogado por entre as árvores daquele local. Tive o desprazer de ver passar muitos caminhões, carros e pessoas jogando lixo enquanto passavam e é lastimável esta situação. O que me faz refletir sobre o futuro do nosso mundo.

O homem tem vivido sem pensar no amanhã, gastando água a toa, desmatado e consumido todo o nosso verde como gafanhotos, em nome de uma comodidade e da “evolução”, ou para construir uma “coisa melhor” no lugar da natureza.

Gênesis 2:15 diz que Deus nos fez jardineiros para cuidar de sua criação. Diferente do que muita gente acredita, o homem sempre teve um trabalho, sempre teve uma função, somos jardineiros.

Mas a Bíblia diz que somos pecadores, por termos desobedecido a ordem de Deus (Gênesis 3:6). E talvez, uma das maiores manifestação deste pecado seja o nosso caráter egoísta e destruidor.

O homem não consegue viver sem destruir, tudo por causa do tal egoísmo. Seja acabar com a sua família, por não querer ser fiel a sua esposa, destruir a sua vida com vícios ou trabalho excessivo, ou poluir o meio ambiente. Ed René Kivitz, disse algo interessante em um de seus sermões:

“Coloque o homem em um lugar bonito, florido e belo, que você vai ver em pouco tempo o lugar poluído e sujo”.

Isso é o homem e tudo isso acontece por pensarmos primeiro em nosso prazer. Aprendi desde pequeno, que o mundo jaz o maligno e não precisamos cuidar das coisas do mundo, não devemos nos preocupar com este negócio de natureza. Será mesmo?

Cristo nos chamou para um nova vida. Ou seja, para vivermos uma vida diferente, boa e plena, o contrário de nossa vida antiga. Ora, então pela lógica, se eu vivia uma vida olhando apenas para meu umbigo, logo, devo aprender a olhar em volta, para as pessoas, para a criação e os problemas do próximo.

Gênesis 1:27 diz que Deus nos deu o domínio sobre os animais, ter o domínio não é explorar, ou acabar com a terra, é cuidar de forma consciente, como seres racionais que somos (Acho eu).

Sempre bato na mesma tecla, a expressão do reino começa aqui e não no céu. E não há manifestação de amor maior que cuidar do meio ambiente, que a próxima geração, um dia vai desfrutar. Não podemos viver como se os recursos naturais fossem ilimitados, nem destruir a flora e fauna, como se aquele ecossistema não fosse importante. Somos jardineiros, fomos criados para cuidar do jardim e não para destruir, e cuidar do meio ambiente é cuidar do próximo e das gerações que estão por vir.

Deixe um comentário