GUERRA SANTA

Segundo uma boa parte dos cristãos, o anticristo virá da igreja católica. E este papa anticristo, influenciará e desviará uma boa parte das pessoas do caminho de Deus, pelo menos é isso que eu ouço de alguns.

Durante a minha caminhada cristã, tenho visto as mais diversas teorias que protestantes inventam sobre a igreja católica. É uma guerra santa, onde farpas voam dos dois lados, tudo com o propósito de mostrar qual é a igreja certa.

O curioso é que nenhum destes protestantes conspiracionistas consideram a possibilidade do anticristo vir da própria igreja cristã, isso se ele for um homem. Pois como eu já falei em publicações anteriores, a igreja está um caos, perdida e sem rumo. A igreja tem construído teologias das mais bizarras e nenhuma delas é considerada a porta de entrada para o mal, o anticristo ou quem quer que seja.

Algumas igrejas pregam o evangelho da emoção com “moveres” que vão desde se jogar ao chão, comer capim, uivar, até fazer ofertas de fé. E estas teologias demoníacas nem sempre são julgadas e muitas das vezes são aplaudidas de pé, tudo em nome do prazer pessoal. É feito tudo em nome de experiências, mas pouco se faz com base Bíblica e estudo da palavra. John MacArthur faz uma análise interessante destes “moveres espirituais”, em seu livro Fogo estranho, ele diz:

“Como resultado, é quase impossível definir o movimento carismático doutrinariamente, exceto por seus erros. Ele resiste a categorização teológica porque tem uma ampla e crescente gama de pontos de vista, cada um deles sujeito à intuição pessoal ou à imaginação”.

A instituição se preocupa cada vez mais com crescimento numérico e cada vez menos em se relacionar, fazer diferença em seu bairro, ajudar o próximo. Afinal, uma igreja de “sucesso” é uma igreja grande.

Isso sem contar que os cristãos estão cada vez menos se informando e buscando conhecimento para serem pessoas críticas e relevantes. E cada vez mais se preocupando em cumprir o protocolo, ir ao culto, como a regra manda, se alimentar da palavra de púlpito, como se esta palavra provesse força para a uma caminhada com Deus.

Isso sem contar que somos um povo desunido, não parece que adoramos um só Deus, de tão divididos que somos. E pelo menos isso a igreja católica não tem, ela é mais unida e centrada em um propósito, coisa que a igreja protestante já se perdeu há tempos. Ouvi do meu professor uma experiência curiosa sobre isso. Em um jantar de pastores, o governador da cidade que estava presente falou algo curioso:

“Para falar com o responsável da igreja católica, eu chamo o arcebispo, da umbanda eu chamo o babalorixá ou yalorixá, mas para falar com o representante da igreja cristã, eu tenho que organizar um jantar. Pois além de não existir um representante geral, vocês não concordam com a ideia uns dos outros, são muito desunidos”.

Enquanto muitos estão procurando o anticristo na igreja católica, a igreja cristã vai se afundando e cada vez mais pastores mercenários ganham destaque, procurando cada um valorizar seus propósitos.

Quando Cristo fala de lobos em pele de ovelha (Mateus 7:15), ele não está falando de alguma igreja específica. E sim de falsos mestres, que invadem a igreja e deturpam a palavra, e isso tem em muitas igrejas, ninguém está imune a estes ataques.

Lobos em pele de ovelhas são pessoas que aparentam algo que não são, e estão dentro do corpo de Cristo para apenas tirar vantagens. É por isso que a Bíblia constantemente nos adverte a estarmos preparados, 1Timóteo 2:15 diz:

 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

Este texto resume como devemos ser e qual a cultura que temos que cultivar. Procura apresentar-te aprovado, no grego é spoudadzo, que significa apressar-se, ser zeloso, ser urgente. (Champlin, 2014, p. 492). E apesar de ainda não existir o Novo Testamento naquela época, o texto se refere aos ensinos dos apóstolos.

Muito se fala do anticristo, muitas são as teorias, mas pouco se fala do grande papel negativo de algumas denominações. Claro, não podemos generalizar, nem todas estão perdidas ou focadas em enganar os outros, mas uma coisa é verdadeira, temos nos calado diante destas falsas teologias. Mas o que fazer para combater este mal? Como proceder para nos proteger destes falsos ensinos?

O Segredo é estudar e orar, esta é a junção perfeita para todo o cristão. Buscar Deus, mas buscar o conhecimento também. Quando você assim procede, você deixa de ir por conversas, medita mais e procura na palavra de Deus a base do que lhe é ensinado.

Faz parte da conduta de todo o Cristão não engolir tudo goela abaixo, faz parte da vida com Deus viver uma fé alicerçada em Cristo e em sua palavra, para assim, em nenhum momento, seguirmos vivendo uma vida medíocre e sem sentido.

BIBLIOGRAFIA

CHAMPLIM, Rn. O Novo Testamento interpretado Versículo a Versículo, Editora Hagnos, SÃO PAULO, 2014.

MACARTHUR, John, Fogo Estranho, Um Olhar Questionador Sobre a Operação do Espírito Santo no Mundo de Hoje, Editora Thomas Nelson, Rio de Janeiro, 2015.

Deixe um comentário