QUEM É VOCÊ?

 Muito provavelmente, todos nós já ouvimos aquelas perguntas clássicas que atormentam a grande maioria das pessoas. De tão divulgado, estes questionamentos são mais usados como ilustração ou até piadinhas do que propriamente para uma reflexão pessoal: “De onde eu vim, quem sou, para que estou aqui e para onde vou”, são questões emblemáticas. Pode parecer apenas um chavão, mas no dia em que conseguirmos responder essas perguntas, acredito que nos situaremos na vida.

  Alguma vez você já parou para refletir sobre isso? Não me refiro a apenas pensar, mas sim refletir. Isso leva dias, semanas, meses ou talvez até mesmo anos. Enquanto a maioria das pessoas passa a vida buscando as respostas que respondam esse questionamento interior, e muitas vezes não as encontrando, outras buscam o único caminho que vai responder a todas; Deus. Dessas quatro perguntas, quero fazer apenas uma delas. Quem é você? Geralmente, quando nos apresentamos a alguém, damos aquelas informações básicas sobre nossa pessoa, mas será que sabemos quem realmente somos?  Ter uma imagem o mais precisa possível sobre nós mesmos, talvez seja uma das questões mais importantes da nossa vida. Enquanto não nos conhecermos não conseguiremos viver. Particularmente acredito que Deus é que tem essa resposta.

 Partindo do pressuposto que somos criação de Deus, temos que considerar uma questão básica. Ele nos criou perfeitos e perdemos essa perfeição no momento da queda. No Gênesis, o relato da criação afirma que Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Isso significa que temos muitas das características de Deus, mas não podemos nos esquecer que não somos mais exatamente como Ele nos criou. Fomos corrompidos pelo pecado, e isso deturpou quem realmente somos. Dessa forma, vivemos uma tensão entre nossas duas identidades; a pessoa com a qual Deus sonhou e a pessoa que somos, quando o pecado nos desfigurou. Não conseguiremos avançar no caminho do autoconhecimento sem entendermos essa questão. É claro que temos que considerar que a limitação do nosso entendimento talvez impeça que compreendamos a totalidade das respostas, mas podemos saber muito mais a nosso respeito do que sabemos até agora.

Talvez você esteja lendo esse texto na expectativa que ele responda a questão de quem você é. Se for assim, me perdoe, mas não posso responder isso; minha intenção é apontar onde você pode encontrar a resposta. Como Deus nos criou, Ele é quem mais nos conhece e é Ele que pode responder a essa pergunta. Quem você e eu somos está muito ligado a quem Deus é. E para que entendêssemos isso ainda mais claramente, ele revelou-se em forma de homem, na figura de Cristo. Quanto mais olharmos para Cristo, quanto mais nos aproximarmos de Deus, mas conheceremos a nós mesmos. Isso faz mais sentido se pensarmos que ao levarmos uma vida comprometida com Ele, começamos a nos tornar mais parecidos com ele e nos voltamos mais às nossas raízes. Isso é uma viagem ao passado, ao tempo do paraíso, mas também ao futuro, no tempo da consumação da redenção. O objetivo da salvação nada mais é do que nos tornarmos aquela pessoa com a qual Deus sonhou; aquela humanidade que viveu no paraíso antes da queda. Por isso, quando nos fechamos para Deus, estamos nos fechando à nós mesmos. Quer saber mais sobre quem você é? Leia a Bíblia; estude a Bíblia e Deus te revelará mais sobre você mesmo. Ela é um espelho que, quanto mais você olha, mais clara a imagem se torna.

Como mencionei a pouco, talvez esse texto seja um tanto quanto frustrante. Provavelmente você sentiu que ele foi andando em círculos e não chegou à resposta alguma. Você tem razão, pois não sou eu que vou dizer quem você é, mas sim Deus. Quando conhecemos as questões primárias da vida com Deus, não só essa, mas todas as quatro questões fundamentais da humanidade são respondidas. Olhando para Deus, descobrimos de onde viemos, quem somos, o que estamos fazendo aqui, e para onde vamos. Reflita profundamente sobre isso, abra teus ouvidos para o que Deus tem a falar e você encontrará todas as respostas que busca para tua vida. Busque a Deus, e se comprometa com tudo aquilo que ele te mostrar a respeito de você mesmo.

 

 

Deixe um comentário