Eu sei que muitos arranjam desculpas e mais desculpas para não estudar a Bíblia. Porém eu também sei que muitos, quando se convertem, aprendem errado o ensino da palavra, destas mesmas pessoas que não estudam. E que ainda afirmam com uma cara de pau tremenda, que não estudam e nem preparam pregações, porque preferem deixar o Espírito Santo revelar a mensagem na hora, eu já ouvi muito isso. Esta atitude apenas mostra mais uma desculpa de quem tem preguiça de estudar, e não tem zelo ou cuidado algum com o ministério que Deus confiou em suas mãos. Pois a palavra está recheada de avisos que orientam os cristãos a se prepararem para assim serem relevantes. Em 2Timóteo 2:15 diz:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.
Cristo também nos dá um aviso, em uma passagem onde ele respondia algumas dúvidas dos apóstolos:
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? (Marcos 12:24)”.
Jesus Cristo toda hora citava os textos da Bíblia e até na hora de sua morte cita uma passagem de Salmos 22:1, mostrando-nos como a palavra estava gravada em sua alma, como é importante sabermos manejá-la e não fazemos isso sem muito estudo e dedicação.
Eu ouvi muito durante a minha juventude que a letra mata (2Coríntios 3:6), que o conhecimento é prejudicial para a fé e por este motivo, devemos seguir esperando Deus nos revelar, ao invés de nos dedicarmos aos estudos da Bíblia ou qualquer outro tema. Deste modo, quando olho para algumas heresias da igreja não me impressiono, pois na maioria das vezes estes enganos são proferidos por quem não lê as escrituras, quanto mais estudá-la.
Quando lemos o texto inteiro de 2Coríntios, ao contrário do que muita gente conclui, vamos perceber que o mesmo está falando da lei. E está nos explicando que a letra da lei mata, mas o espírito é quem dá vida. E ele continua informando como o antigo pacto da lei era inferior ao novo pacto. Que a lei não mais serve e ele ainda acrescenta no versículo 9 que se a lei teve glória, quanto mais o Espírito que traz a salvação. E ele segue, fazendo analogias da antiga aliança e da nova, da lei e da graça, afirmando que não somos salvos pela lei e sim pela graça de Deus.
Muitos se dedicaram ao estudo do hebraico e do grego para que a Bíblia fosse traduzida. Outros, os Pais da Igreja, que eram filósofos e estudiosos, se dedicaram a leitura para rebater heresias que ameaçavam a cristandade nos primeiros séculos. Falar que o estudo não é importante para os cristãos é ser muito inocente e não se atentar para a historia da igreja, e muito menos para os grandes homens de Deus que através do estudo e do conhecimento, foram ferramentas e ainda são, nas mãos do Pai.
Eu sempre falo que a teologia nos coloca mais perto de Deus. O conhecimento, as ciências e as ferramentas cristãs ou não, não tiram a nossa fé, apenas nos dão bagagem para respondermos mais e mais perguntas e questionamentos. Olhe para os livros e você verá muitos autores sendo usados por Deus, para mostrar a grandeza do Pai e de sua criação. Olhe para os autores não cristãos e tente entender o pensamento de quem não tem Cristo, para assim comunicar melhor a palavra.
Uma vez ouvi algo muito curioso de um professor sobre este assunto, ele disse que é um erro quando pregadores esperam o Espírito Santo revelar a mensagem que será pregada na igreja. Pois vai revelar o que, se a pessoa não tem intimidade com a Bíblia? Estudar, ler, preparar um bom sermão é obrigação do pregador. Depois disso, o modo como Deus vai conduzir a mensagem ou a nossa vida não cabe a nós saber. Ter fé, não nos isenta de pensar e se queremos ser relevantes neste mundo cada vez mais questionador, temos que nos debruçar nos livros e estudar.
