A Bíblia é composta em duas partes, o Antigo Testamento, que foi escrito pela comunidade judaica e o Novo Testamento, escrito pelos discípulos de Jesus e dos Apóstolos.
A palavra testamento, ou aliança, que é a tradução mais fiel, significa pacto ou acordo e para melhor compreensão podemos dividir a Bíblia ainda mais. No caso do Antigo Testamento em:
A Lei (Pentateuco): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
Pentateuco significa livro em cinco volumes, seu nome original em hebraico é Torá. A tradição judaica e a cristã, atribuem a autoria do livro a Moisés porém não temos certeza disso, principalmente pelo fato de não ser possível Moisés ter escrito sobre sua própria morte (Dt 34) além da diferença literária entre eles (GUSSO, 2011, PG. 3, 4, 5).
Os livros históricos: Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel,1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
Estes livros falam sobre a revelação de Deus e as experiências do povo com Deus. Mostra Deus amando, corrigindo e cuidando do seu povo. Além de mostrar uma parte significativa de história do povo de Israel (GUSSO, 2011, PG. 4).
Os livros poéticos e sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, o Cântico dos Cânticos. Que são os livros de sabedoria e poesias.
Os profetas: São os livros dos profetas do Antigo Testamento, sendo que dentro desta divisão temos os profetas maiores, e os profetas menores:
Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel.
Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
Sendo que a classificação de maiores ou menores se dá por seu tamanho e não por sua importância (FILHO, 2002, PG.11,12).
Os livros do Novo Testamento se dividem em:
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João.
São as Biografias de Cristo, conta como ele nasceu, viveu e morreu e mostra muito de seus ensinos. Os três primeiros evangelhos são chamados de evangelhos sinóticos, que significa semelhantes, e cada um dos evangelhos mostra uma característica de Cristo. Mateus apresenta Cristo como o Messias, e foi escrito para os judeus. Marcos apresenta Cristo como servo, e foi escrito para os romanos. Lucas apresenta Cristo como o Filho do Homem, e foi escrito para os gregos. João apresenta Cristo como o Filho de Deus e foi escrito para os gentios.
História: Atos dos Apóstolos.
Conta a História cristã, como ela se desenvolveu depois de Cristo ter subido. O fato curioso é que ele é tido como uma continuação de Lucas. E nós percebemos isso quando encontramos uma saudação a uma mesma pessoa Teófilo, no começo das duas cartas.
Epístolas: Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenss, Colossenses, Tessalonicenses, 1Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro,1João, 2João, 3João, Judas.
As epístolas são pequenas cartas endereçadas a pessoas, com ensinos, conselhos, e instruções cristãs. (GEISLER, NIX, 2015, PG. 6,7).
Profecia: Apocalipse.
E o apocalipse, que narra eventos que vem acontecendo. Não é apenas um livro sobre o futuro, mas um livro sobre eventos que vem se cumprindo desde aquela época.
Sem esquecer que os nomes dos livros não existiam, foram adicionados depois. Os livros eram chamados pelas primeiras palavras de cada papiro. Gênesis por exemplo se chamava: No princípio e por aí vai.
Não podemos esquecer também que a divisão em capítulos surgiu em 1227 feito por Stephen Langton. E em 1551 Robert Stephanus dividiu em versículos, influenciado por estudiosos judeus, que já dividiam o velho testamento de maneira semelhante (GEISLER, NIX, 2015, PG. 9).
Vale lembrar também que todos os evangelhos quando escritos, teriam sido anônimos, sendo que a tradição cristã atribui Mateus e João, aos dois apóstolos, Lucas e Marcos a evangelistas. (CHAMPLIN, 2013, PG. 527, 604).
Salmos 119:105 diz:
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.
É ela que nos orienta, nos ajuda e nos coloca para mais perto de Deus. É ela também que nos dá refrigério e nos mostra qual é o caminho que um cristão deve seguir. Este livro sagrado é importante para a nossa fé, para nos moldar aos ensinos de Cristo e para entendermos a sua vontade, e como o Salmo bem diz, é a Bíblia a nossa luz durante a caminhada a aqui na terra.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de Hoje; Ed. Soc. Bíblica do Brasil, São Paulo, 2005.
Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém; Paulus, São Paulo, 2013.
GEISLER, Norman, TUREK, Frank, Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu, Editora Vida Acadêmica, São Paulo, 2012.
GEISLER, Norman, NIX, William, Introdução a Bíblia, Como a Bíblia Chegou Até Nós, Editora Vida, São Paulo, 2015.
BRUCE, F. F, O Cânon das Escrituras, Como os livros da Bíblia Vieram a Ser Reconhecidos como Escrituras Sagradas, Editora Hagnos, São Paulo, 2013.
GEISLER, Norman, Teologia Sistemática, Editora CPAD, Rio de Janeiro, 2015.
CHAMPLIM, RN. Enciclopédia bíblica de teologia e filosofia. 10° ED. SÃO PAULO, HAGNOS. 2011.
GUSSO, Antônio Renato, Os Livros Históricos, Introdução Fundamental E Auxílios Para A Interpretação, Editora AD Santos, Curitiba, 2011.
GUSSO, Antônio Renato, O Pentateuco, Introdução Fundamental E Auxílios Para A Interpretação, Editora AD Santos, Curitiba, 2011.
