O QUE HÁ DE ERRADO COM O MUNDO – CHESTERTON

ches

Considero uma dupla alegria falar deste autor. Primeiro porque sou muito fã dele, segundo porque ganhei este livro em um sorteio, um presente de ouro, diga-se de passagem.

Começo a resenha da forma mais honesta possível e já aviso, os livros do Chesterton não são fáceis de ler. Quem não esta habituado a este tipo de linguagem, certamente derrapará várias vezes na leitura, voltara páginas e terá algumas dores de cabeça. Mas o meu conselho é leia, não desista, pois muitas vezes o que vale a pena e nos faz crescer é justamente algo que nos traz desafios. Já vou avisando também que a mínima distração te faz perder todo o fio da meada, ler Chesterton é como caminhar sem pressa, observando a paisagem, tomando nota de todos os detalhes.

O livro, como o título bem diz, fala sobre a sociedade, capitalismo, comunismo e disparidades econômicas em geral. E apesar de ter sido escrito em 1910 é de uma atualidade impressionante. É como se ele tivesse ao nosso lado, observando o caos acontecer e escrevendo, como fica claro no primeiro capítulo deste livro:

“As últimas décadas foram marcadas por um cultivo especial da romantização do futuro. Parece que desistimos de entender o que aconteceu e, com uma espécie de alívio, voltamo-nos para o outro lado, movidos por um firme propósito de dizer o que irá acontecer, o que, aparentemente, é muito mais fácil (CHESTERTON, 2013, Pg. 39, 40)”.

Nossa sociedade tem suas mentes focadas em arranjar desculpas, em sonhar um futuro, sem analisar os acertos e erros do passado para construir um melhor porvir.

A leitura é instigante, te leva à reflexão e a busca de um equilíbrio coeso em seus pontos de vista. O autor não economiza as palavras e procura dissecar todos os lados da moeda antes de dar uma conclusão, fazendo-nos no fim de tudo, ter um ponto de vista mais centrado e crítico. Vale a leitura!

Editora Ecclesiae, 217 páginas.

Deixe um comentário