MAIS DEZ LIVROS QUE TODO O CRISTÃO DEVERIA LER

Ano passado eu fiz uma lista com dez livros que todo o cristão deveria ler. Listei materiais que considero de fundamental importância para um cristão e comentei um por um o conteúdo de cada livro. O grande problema é que os meses foram passando e com eles conheci mais alguns livros que considero de vital importância e resolvi fazer a parte dois desta lista.

No texto do ano passado eu indiquei livros para a espiritualidade cristã, e para pessoas que quisessem conhecer mais sobre a teologia como um todo. Neste ano, não só ofereço livros importantes para a vida espiritual, mas também alguns que nos fazem pensar e sair da fora da caixinha.

Nem todos eles são de autores cristãos (como eu deixo claro nos comentário de cada livro), porém todos escrevem materiais sobre a Bíblia com uma interpretação centrada e coesa. E é claro, o mais importante nesses livros todos, assim como os da lista passada, eu os li e tenho-os como meus preferidos entre. tantos.

1 – OS DEZ MANDAMENTOS + UM – LUIZ FELIPE PONDÉ.

Pondé tem sido um autor não cristão que eu tenho acompanhado muito. Seus livros e vídeos me instigam a pensar e raciocinar fora da caixinha. E não digo isso porque concordo com tudo o que ele diz, ao contrário, nem tudo o que ele escreve eu concordo, mas até mesmo discordando podemos refletir e pensar sobre o assunto de uma maneira mais ampla e assim tirar algum proveito.

Neste livro em questão, como o título deixa bem óbvio, o autor se concentra em falar sobre os dez mandamentos, o porquê foi instituído e qual o impacto dele na sociedade judaica. O autor realmente faz a lição de casa, suas pesquisas, interpretações e explicações são dignas de atenção, e o seu décimo primeiro mandamento, incluído conforme seu ponto de vista foi realmente uma jogada interessante. Vale a leitura.

2 – QUEM É DEUS, AFINAL? – ROB BELL.

Muitos viram a cara quando ouvem sobre Rob Bell, por ele ter lançado um livro universalista (O amor vence). Muitos preferem ficar distantes de seus livros e seus ensinos, para não se contaminarem com uma forma de pensar equivocada e fora da Palavra. Mas ao contrário do que muitos pensam, existem alguns livros seus excelentes, e que valem a leitura, e este livro sem dúvida é um deles.

Quem é Deus, Afinal? É um livro que flerta com a apologética, e tem a finalidade de mostrar Deus por trás da ciência e da criação, nos mostrando como Deus esta mais perto do que imaginamos. O livro é muito profundo, nos instiga a pensar, e nos faz ver o mundo com os olhos muito mais abertos.

 3 – O EVANGELHO SEGUNDO JESUS – JOHN MACARTHUR.

Quem me acompanha sabe o quanto eu gosto deste autor, conheci este livro muito depois de ter escrito a minha primeira lista, e considero-o deste que eu li leitura obrigatória.

O livro se concentra em mostrar qual era a mensagem de Cristo, o que eram as boas-novas e qual mudança ela causava nas pessoas. Enfim, é um livro sobre fé, e qual era a mensagem de Cristo aqui na terra. É um livro que muitas vezes incomoda, toca na ferida, mas nos faz pensar.

4 – POR QUE SOU CRISTÃO – JOHN STOTT.

Este livro não é novo, mas eu não conhecia. Foi escrito como resposta ao questionamento do famoso filósofo Bertrand Russel, em seu livro Por que não sou cristão. O livro não tem a intenção de refutar todos os questionamentos de Russel, mas se concentra em mostrar o que é ser cristão e qual é a chave da verdadeira liberdade, leitura muito reflexiva e profunda.

5 – O GRANDE ABISMO – C. S. LEWIS.

Mais um livro antigo que eu não conhecia e este por sinal eu ganhei, e em se tratando de Lewis, dispensa comentários.

O grande abismo fala sobre céu e inferno, mas com visão bem surreal. É um livro profundo de fantasia, que nos faz ter inúmeros questionamentos através da mensagem que a história nos passa. É como se fosse uma história teológica, que nos faz pensar, e com certeza nos joga pra fora do comum.

 Lembrando que o grande abismo não é escrito com a linguagem rebuscada dos seus outros livros teológicos como: Os quatro amores, ou O problema do sofrimento, então, para quem não está habituado a este tipo de linguagem é um prato cheio.

6 – IGREJA NA BERLINDA – MARCUS THROUP.

Igreja na berlinda é mais um daqueles excelentes livros de um autor não muito conhecido. Marcus Throup é um inglês, professor de teologia, que morou muito tempo na Brasil, e o livro é uma crítica à igreja brasileira.

O livro é ácido, aponta erros e acertos da igreja brasileira, e nos convida a uma reflexão quanto aos desafios que temos com algumas obsessões teológicas. É um livro que arranca a casca da ferida

 7 – PECAR E PERDOAR – LEANDRO KARNAL.

Confesso que quase não coloquei este livro na lista, eu não queria que esta lista causasse polêmicas, citando um autor ateu, entre os dez livros que todo o cristão deveria ler, mas aqui está ele.

O livro fala de pecado e perdão e faz algumas pontes com o judaísmo e cristianismo de forma magistral. O autor realmente conhece sobre estas duas vertentes e a sua reflexão é muito conciliatória e coesa. Eu esperava uma crítica mais ácida, mas não foi o que ele fez, ao contrário, trouxe alguns questionamentos que vale a pena parar para refletir.

É interessante ver um ateu falar sobre o perdão, e da importância dele em nossa vida, sendo que ele não tem a Bíblia como padrão moral e regra de fé, e com isso não tem obrigação de praticá-lo, o que nos ensina diversas lições.

 Leitura desafiadora, e apesar dos poucos conceitos com visão liberal ou não cristã (muito poucos mesmo), o livro é realmente profundo.

8 – O CAMINHO DO CORAÇÃO – RICARDO BARBOSA.

Este é outro livro que fui ler muito tempo depois. Conheci durante a faculdade e acabei não indo atrás, e quando comecei a trabalhar na editora que publicou o livro, foi inevitável ler.

 Neste livro o autor faz um breve ensaio sobre a trindade e espiritualidade cristã. Ele começa em Jó, analisa toda sua história e depois segue falando sobre espiritualidade, trindade e por aí vai. É um livro profundo, fácil de ler, mas com muito conteúdo.

9 – FERIDOS EM NOME DE DEUS – MARÍLIA DE CAMARGO CÉSAR.

Este é um dos livros que eu me arrependo de não ter colocado na primeira lista. Mas como eram muitos ótimos livros e eu só estava escolhendo dez, ele ficou de fora.

O livro trata de um tema importante na igreja, o abuso de poder feito por pastores e líderes, o que torna a leitura essencial.

A autora começa relatando muitos acontecimentos e analisando, conforme estes eram expostos. É um tema incômodo, mas necessário, afinal a igreja deveria ser um hospital de almas, e não este grande matadouro como vemos muitas vezes

Acredito que todos deveriam ler, refletir, e entender, qual é o limite que uma autoridade deve ter em nossa vida.

10 – INTRODUÇÃO BÍBLICA – NORMAN GEISLER & WILLIAM NIX.

Conhecer a Bíblia é fundamental para todo o cristão, saber como este livro foi formado, como foi reunido e quem foram os principais articuladores deveria ser básico. Porém eu sei que nem todos os livros oferecem recursos didáticos e fáceis de acompanhar, mas esse livro sem dúvida cumpre com a função.

Escrito por dois renomados teólogos, esta obra trata das principais questões teológicas como: Como podemos ter certeza que os livros são inspirados?, A Bíblia contém erros?, Como podemos ter certeza que os textos não foram alterados? E muito mais. Escrito com uma linguagem simples, porém sem largar mão dos termos e conceitos importantes da teologia, e sem deixar de explicar estes termos, oferecendo uma boa saída aos leigos. É um ótimo livro, vale a leitura, porém quem não gosta do tema, vai achar ele um pouco chato.

Realmente não foi difícil escolher estes dez entre todos os livros que li este ano, mas confesso que tive dúvidas quanto a alguns que acabaram ficando fora. Espero que as indicações agradem a todos e ajudem a decidir por alguns livros entre tantos que temos por aí. Boa leitura a todos!

Deixe um comentário