O HOMEM ETERNO – CHESTERTON

chestrton

Escrever sobre Chestertom é sempre uma alegria. Seus livros e sua forma profunda de pensar me cativa.

Com o seu conhecido bom humor, Chesterton no livro O Homem terno, se concentra em discorrer sobre os críticos da religião, em especial os do cristianismo, mostrando que sua visão e seus preconceitos os levam a seguir um caminho pobre e cego:

“A maioria das modernas histórias da humanidade começa com a palavra evolução, e com uma exposição bastante prolixa da evolução […]. Ninguém consegue imaginar como o nada se poderia transformar em alguma coisa. Ninguém se aproxima nem sequer um centímetro disso mediante a explicação de como alguma coisa poderia se transformar em alguma outra coisa. É de fato muito mais lógico começar dizendo No começo Deus criou o céu e a terra” (CHESTERTON, 2010, pg. 24).

Como podemos ver é um livro profundo, reflexivo e apologético. Ele discorre sobre vários temas com maestria e mostra  que conhece bem o assunto.

O livro é dividido em dois e tem uma linguagem complicada para quem não este habituado a este tipo de leitura. Costumo dizer que para ler Chesterton precisamos fugir de todas as distrações, pois a mínima delas, nos obriga a voltar algumas páginas e rever o assunto. Gosto de enfatizar também a importância de se ler livros densos e com linguagem profunda como este, isso nos faz crescer e evoluir em nossa leitura.

Editora Mundo Cristão, 303 páginas.

Deixe um comentário