Sabemos que a Bíblia é o nosso importante manual, e sabemos também o quanto muitos se batem para entender e retirar as importantes lições deste livro. Em nome disso, listo três dicas úteis para começar a ler e estudar este divino manual.
A primeira dica é entender que a Bíblia não é feita de vários versículos e sim, de vários assuntos denominados de perícope. As divisões de capítulos e versículos não servem como desculpas para ficarmos presos em um versículo, sem olharmos o texto como um todo. Serve apenas como ferramenta para nos guiar no texto Bíblico. Não ache que lendo apenas um versículo, você vai entender o texto todo, ao contrário, você corre sério risco de estar aplicando o ensinamento de forma errada em sua vida, por isso, é importante ler o assunto todo e se for preciso, o capítulo todo, para que assim você não caia em conclusões equivocadas da mensagem Bíblica.
Como achar a perícope do texto? Um teólogo usa as ferramentas da hermenêutica para delimitar a melhor perícope do texto. Um leigo, que não possui estas informações, pode usar os títulos da própria Bíblia.
Se você abrir a sua Bíblia, vai ver que em cada capítulo e as vezes até no meio do capítulo, existem títulos. Estes títulos são os assuntos, as perícopes do texto.
Quando lemos a palavra perícope por perícope, cometemos menos erros na hora de citar, ou aplicar um texto Bíblico, além de proporcionar para quem estuda, uma melhor compreensão da mensagem.
A segunda dica é ter mais de uma tradução, pois devido às diferenças de linguagem, podemos ter dificuldades em compreender plenamente o texto. Mas lendo em mais de uma tradução, teremos uma compreensão mais efetiva e assertiva da mensagem.
A terceira dica é prezar por ler a Bíblia com qualidade e não quantidade. Não sou contra quem faz voto de ler a Bíblia em um ano, mas ler a Bíblia capítulo por capítulo, nos traz um conhecimento muito maior do que apenas ler a Bíblia inteira para cumprir um protocolo.
Leia um capítulo por dia, medite, escreva sua dúvidas em um caderno e prossiga lendo e refletindo com cuidado. A Bíblia não é um livro para ler rápido e sim, um manual que se estuda com cuidado, calma e esmero.
