Todos sabem que o Brasil é um reflexo atrasado das modas dos Estados Unidos, e há uns anos atrás um movimento de jovens reformados ficou forte naquele país e no Brasil isso tem ficado forte somente agora. Nada contra a teologia reformada, nada contra pensadores como Calvino, Beza, e muitos outros que colaboraram com a teologia cristã. Tive o prazer de ler e estudar muitos deles e acredito que todos deviam ler ou estuda-los um dia. O que eu lamento nisto tudo é que cada vez mais ideias ou interpretações humanas tomam conta do pensamento cristão, e o incentivo a leitura e o estudo da Bíblia fica de lado. A militância por estes pensamentos é incrível, mas a busca por equilíbrio e centro fica cada vez mais em falta.
Eu fui de uma igreja onde o pensamento reformado era forte, por conta própria, antes de fazer uma faculdade teológica, tentei ler também as ideias de Armínio e todos os outros pensadores que os reformados citam como equivocados e cheguei em minha própria conclusão pessoal.
Não sou calvinista e nem arminiano, acredito que ser cristão é muito mais que comprar algumas destas brigas, não acho errado adotar algumas destas visões, mas incentivar uma guerra, causar divisões em nome de uma ideologia humana, não vale a pena.
Penso que a reforma que temos fazer é com o nosso comprometimento com a Bíblia, em estudar e ler mais a palavra, para aprender a ter um senso crítico um pouco mais coerente quanto ao que ouvimos ou lemos. Nem tudo o que Calvino escreveu dá para comprar como correto. Nem tudo o que Armínio escreveu da para afirmar que é uma interpretação coesa. E aprender a separar conceitos complicados dos ensinos de Cristo é uma missão da igreja, contudo, para isso acontecer conhecer a apalavra é fundamental, caso contrário você vai continuar comprando qualquer ideia como verdadeira e seguirá sem ter senso crítico.
Até nos meus textos eu aconselho que tenhas um senso crítico, pois por mais que eu procure ser correto e centrado, sou humano e cometo erros. Uma vez recebi uma mensagem de um leitor do blog onde ele me avisava que a referência Bíblica de um certo texto estava errada, eu havia trocados os números, e o leitor ao conferir em sua Bíblia percebeu isso e me avisou. Eu agradeci e corrigi o engano.
Paulo em Gálatas 1:8 nos dá um importante aviso:
“Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!”
Ela usa de uma hipérbole para nos ensinar que se até um anjo nos trouxer outro evangelho, que seja amaldiçoado. Em 1 Coríntios 3:5,6, Paulo afim de tratar de uma divisão na igreja que já acontecia naquela época, faz um apontamento muito importante:
“Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.”
Mas quem é Calvino, ou quem é Armínio? São servos de Deus e nos dividir em nome destes é um erro tremendo. E acima de tudo, entrar para um time que não seja o time de Cristo é um engano muito grande
Que aprendamos a usar as interpretações destes autores de forma centrada, tendo sempre em mente que eles eram humanos, por isso, passíveis de erros. Achar que seguir um destes é seguir o próprio evangelho é uma heresia tamanha, como eu li no livro: “Uma defesa do Calvinismo Como Sendo o Evangelho” do calvinista David Engelsma.
Espero um dia que aprendamos a reformar nossas mentes, a reformar a nossa vontade de ler e estudar a Bíblia de forma séria. Espero que um dia entendamos que a Bíblia não é chata, chato é quem não estuda ela. Espero que um dia também aprendamos a ouvir outras opiniões, a ponderar e refletir antes de comprar uma briga em nome de “um lado” que não tem tanto valor.
