ONDE ESTÁ DEUS?

 A humanidade já passou por inúmeras tragédias. São momentos muito difíceis na qual geralmente são feitas muitas perguntas. Em uma das tragédias mais marcantes, o atentado ao WTC em 11 de setembro de 2001, 2753 vidas foram ceifadas, o que causou comoção mundial. Em um talk show, o Early Show, a entrevistadora Jane Clayson perguntou para Anne Graham, filha do evangelista Billy Graham, como Deus permitiu uma tragédia como aquela, e onde ele estava?

Geralmente buscamos responsáveis para algumas situações com as quais não sabemos lidar. Diante de situações que não são compreendidas, muitas vezes o responsável acaba sendo Deus. Interessante que o Deus que habita o imaginário da maioria das pessoas, é um tipo de gênio da lâmpada de Aladim que realiza nossos desejos. Ele é visto como um ser superior, que tem a obrigação de resolver os problemas da humanidade. Esse Deus só é buscado pela maioria das pessoas, quando estas precisam de algo. Ou seja, é um tipo de bombeiro, o qual chamamos para apagar os incêndios da vida.

É esse o relacionamento Deus-homem que é descrito na Bíblia? É essa a vontade de Deus para o homem? A soberania de Deus é inquestionável, mas não creio em um Deus determinista. Não acho que tudo o que acontece no universo seja da vontade de Deus. Acredito que boa parte dos problemas que enfrentamos, e até mesmo muitas tragédias, são consequências dos atos do homem. Não foi Deus que derrubou as torres gêmeas. O homem causa muitas tragédias, e depois se põe a perguntar “onde está Deus?” Chega a ser cômico! Não conseguimos compreender totalmente a Deus e assim também não entendemos sua forma de agir. Considerando sua soberania, sabemos que em várias circunstâncias ele intervém, mas em outras não. Isso é algo para o que realmente não tenho uma resposta.

 A principal questão sobre a qual quero refletir é: onde está Deus? Teologicamente a resposta seria que ele é onipresente, e sendo assim, está em todos os lugares. Mas no âmbito pessoal, no que tange nossos questionamentos, ouso a afirmar que ele está lá onde o colocamos. Não que ele só age na vida das pessoas que o buscam, nem que ter uma vida íntima com Deus é uma garantia de que nada de mal irá nos acontecer. Mas chega ser irônico quando pessoas que nunca dão um passo na direção de Deus cobram sua ação diante de circunstâncias difíceis. Diante dos infortúnios da vida, muito provavelmente, pessoas que conhecem Deus, nunca questionarão onde ele está, pois sabem como a vida é. Por isso, para quem faz essa pergunta, talvez a resposta mais razoável seja: Deus está onde você o coloca.

 

Deixe um comentário