DICAS PARA QUEM QUER SER LEITOR

Por onde passo, tento sempre mostrar a importância da leitura e do bem que ela faz ao nosso vocabulário, comunicação ou para somente termos mais cultura. Porém, muitos que conheço lamentam não possuir este hábito. E muitos destes já tentaram, ou nem sabem, por onde começar a ler. Por conta disso, seguem duas dicas para que o hábito da leitura seja efetivo em sua vida. Eu já escrevi sobre isso há um tempo, se você quiser ler segue o link do texto: OS BENEFÍCIOS DA LEITURA. Porém, resolvi escrever mais algumas dicas. E se você já está lendo este blog ou é acostumado a ver bons documentários, ou aulas, já é um bom começo, porém é importante ler livros. Considero um tanto quanto difícil crescer e aprender lendo somente blogs ou vendo vídeos. A leitura de bons livros ainda é insubstituível; por isso, seguem as dicas.

A primeira dica é começar por textos simples, sem aquelas linguagens rebuscadas e de preferência com livros não tão grandes. Muitas vezes, a quantidade de páginas desanima um leitor principiante. Visualizar um livro onde a pessoa considera possível ler é importante e fundamental para o sucesso da missão.

Sobre autores, conheço muitos deles com linguagens tranquilas de ler, mas com um conteúdo profundo. O Augusto Cury, por exemplo, é um destes, livros como: Os Segredos do Pai-Nosso (São dois livros), O Futuro da Humanidade, e uma coleção chamada Análise da Inteligência de Cristo (são cinco livros), são bons começos.

 Eu recomendaria também: o livro Oração de Ole Hallesby , e uma obra de W. Bingham chamada: O Deus que Ouve, ambos lançados pela editora Esperança, disponível por um bom preço em seu site (editoraesperança.com.br). Mais dicas de livros você encontra no botão resenha de livros, neste próprio blog.

A segunda dica é separar um tempo para leitura, seja meia hora ou uma hora somente. Sem uma prática ou dedicação diária, nunca nos acostumaremos a ler. Eu sempre digo para quem me pergunta sobre ler, que, segundo estudos. Para criarmos qualquer hábito, temos que repetir a ação por vários dias, para perder o hábito bastam três dias. Sempre lembrando que não é preciso ler rápido nem um monte de livros, uma leitura lenta e constante funciona muito mais.

Entendo ser muito mais fácil chegar em casa depois do trabalho e ligar a TV, ou entrar no Facebook e WhatsApp. Mas lutar contra a preguiça e manter um bom hábito é fundamental para uma vida mais relevante. Portanto, leia se esforce e tente todos os dias adquirir este hábito. Nada cai do céu e muito menos conseguimos conhecimento instalando um software no cérebro, como no filme Matrix.

O conhecimento demanda tempo e esforço, a leitura é um hábito e hábitos são possíveis de se adquirir. Então, não desanime e persista nesta prática.

2 comentários sobre “DICAS PARA QUEM QUER SER LEITOR

Deixe um comentário