OFEREÇA O SEU MELHOR

Na vida amigo nem tudo é flores, momentos ruins, horas onde muitos tentarão passar você pra trás ou momentos de confronto e discussão são inevitáveis. O que estas situações nos deixam de lição de casa é a pergunta: “qual seria a forma certa de agir”?

Há muitos anos atrás eu li em um quadro fixado na parede de um mercado os dizeres: “a minha educação depende da sua”. E sobre esta máxima conheço muito adeptos que tratam o próximo conforme o próximo os trata, em uma espécie de lei de retribuição.

Jesus já disse uma coisa muito mais na contramão do que esta, Ele falou para amarmos quem nos odeia, pois seria fácil amarmos quem nós amamos (Mateus 5:43-46). Um desafio e tanto não acha?

Quem nos faz mal, nos persegue ou quer nos ver na lona, nós desejamos tudo menos o bem. Na hora da raiva o natural é querer o mal. Porém quando eu penso nestes difíceis desafios, eu imagino no que temos de sobra em nossa vida para oferecer ao próximo, o que nós temos de melhor em nosso interior.

A vida nos ensina amigo que cada um dá o que tem. O desonesto dá o seu melhor egoísmo, o cara arrogante nos entrega seu desprezo mais profundo, o invejoso dá a sua sede de ter tudo de todos e nós temos que tentar deixar o melhor que temos ou pelo menos tentar cultivar isso.

Neste mesmo capítulo no versículo 45 a Bíblia fala que Deus faz raiar o sol sobre justos e injustos. Ou seja, Ele não paga na mesma moeda, isso não é interessante?

Não estou te convidando a viver uma vida de passividade e ignorância, onde diante de todos você vira um idiota e todos fazem de você o que bem entendem. E sim lhe convido a tentar aprender a fazer o seu melhor, a ser diferente e oferecer algo mais profundo do que pagar com a mesma moeda.

Jesus foi um cara que viveu na contramão do sistema, amou a todos que o desprezava, perdoou a quem o torturava e com certeza amou quem até o traiu e no final mostrou que o que conta é deixar o melhor que temos para oferecer. O fraco acusa, o ignorante olha com orgulho e você o que pode oferecer? O que você tem dentro de você? Orgulho, mágoa, raiva ou Deus?

Considero este desafio um dos mais extremos, devolver a quem nos faz mal o bem, é quase que sair do nosso natural, mas é o que temos que tentar fazer.

Neste curto tempo de vida, deixar marcas em pessoas é quase que inevitável, sempre e de alguma maneira vão lembrar de nós, seja de uma forma negativa ou positiva, o que você pode mudar é a forma como vão lembrar de você.

Errar é humano, momentos difíceis, brigas e confrontos são comuns em nossa vida, é impossível escolher. Mas olhar com amor, ser compreensível, e perdoar o próximo são escolhas que podemos cultivar, deixando assim uma marca na vida das pessoas.

 E aí, qual é o seu melhor?

Deixe um comentário