SOBRE O MALDIZER

O maldizer é um problema e quando somos alvos desta prática, muitas vezes colhemos consequências injustas. José do Egito, por exemplo, teve que lidar com mentiras que custaram seu futuro e quase custaram sua vida (GN 39). Jesus teve que lidar com os caluniadores, que queriam condená-lo. O povo hebreu, que após ser libertado por Moisés e viram inúmeros milagres, não deixaram de maldizer ante as dificuldades que o trajeto proporcionava. Enfim, os exemplos são muitos, os estragos imensuráveis, porém a verdade é apenas uma, o maldizer diz mais do difamador, do que do difamado e sobre isso Karnal tem uma ótima frase, que resume bem o conceito:

“Falo mal porque meu vazio interior é tão insuportável que prefiro o ataque a terceiros a pensar na minha miséria?” (KARNAL, 2016, p. 15).

 O maldizer é quase que uma fotografia, o retrato interior de uma mente sem sentido. O falar mal é quase que um vício, ou talvez seja o resultado de quem não tem nada a oferecer. Provérbios 26:22 tem uma passagem interessante sobre o caluniador:

“As palavras do difamador são como petiscos apetitosos, descem com delicioso sabor até o íntimo de quem lhes dá atenção”.

Quem gosta de se envolver com caluniadores é comparado com quem gosta de saborear algo gostoso. É quase um prazer, segundo a Bíblia, só existe problema com quem dá atenção a este tipo de pessoa, e mais dia ou menos dia o objeto da calúnia será você.

Acredito que o maldizer começa na inveja de quem não consegue aceitar que o próximo é melhor que ele. Quem sabe, esta prática tenha a sua origem em nossa falta de capacidade ou revele o quanto somos preguiçosos. Desejar o do mau do outro é sempre mais fácil, não é?

Talvez o maldizer mostre o que realmente tem dentro de nós, quem sabe ele demonstre que além da inveja, não temos mais nada a oferecer, e desejar o que é do outro é mais cômodo.

Quem sabe o maldizer diga que no fundo o que queríamos mesmo era ser como a pessoa que com tantas forças maldizemos. É como o ditado diz: “Quem desdenha quer comprar” e quem sabe o ditado esteja certo!

BIBLIOGRAFIA

KARNAL, Leandro. A Detração: Breve ensaio sobre o maldizer. Rio Grande do Sul: Editora Unisinos, 2016.

INVEJA. In: DICIO, Dicionário online de português. Porto: 7 Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/inveja&gt;. Acesso em: 25/02/2017.

 

Deixe um comentário