APRENDI A ESTAR CONTENTE

Quando o desânimo toma conta de nossa vida, parece não existir nada que nos dê sentido. Com isso, seguimos reclamando, caminhamos vendo mais problemas do que acertos.

Eu sei que os problemas nos fazem crescer, amadurecer ou servem para trazer-nos mais fé. Contudo, problemas demais cansam, viram mais peso do que aprendizado, porém, é inevitável, termos que aprender a lidar com eles. A pergunta que fica é como? Paulo em Filipenses 4:12 diz:

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade”.

A palavra “aprendi” (em grego manthanó) significa obter informações a partir de um processo de instrução, vir a entender ou aprender por experiência (LOUW; NIDA, 2013 p. 293). Traz-nos a mente a possibilidade que temos de aprender e crescer. E conhecendo a vida de Paulo e todo o seu sofrimento, temos certeza que é possível aprendermos.

Paulo muitas vezes esteve preso, inclusive algumas cartas suas foram escritas enquanto estava detido (Filemon, Filipenses, Colossenses e Efésios). Esteve também doente, com um espinho na carne, algo que o incomodava, mas que não foi curado. Pois segundo Cristo, aquilo servia para que ele fosse humilde (2 Cor 12:7). Sofreu naufrágios, perseguições e quase morreu apedrejado, enfim a lista é grande você pode conferir em 2 Coríntios 11:24-28, porém a lição que ele deixa é nunca deixar de obedecer a Deus.

Todos nós passamos por dificuldades e muitos em algum momento da vida podem passar por adversidades. Mas quando estas coisas ditam o ritmo de nossa vida, acabamos virando escravos dos problemas. Chore, fique triste, dê um tempo para a cabeça e se permita passar pela dor, mas depois levante, aprenda a dar um fim no seu luto e seguir seu caminho.

Paulo tinha aprendido o segredo de estar contente, ele sabia que era Cristo que dirigia a sua vida. A força dele não vinha dos seus músculos, ele olhava sempre muito mais além dos problemas, por que confiava em Deus e em sua direção.

Quando aprendemos a estar contentes nada nos segura, quando aprendemos em meio a dor contemplar o belo, não viramos escravos das situações e conseguimos seguir nosso caminho com um pouco mais de paz.

BIBLIOGRAFIA

LOUW, Johannes.; NIDA, Eugene. Léxico Grego-Português do Novo Testamento. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

Deixe um comentário