Uns dias atrás por conta de uma despedida de uma amiga, fomos almoçar em um restaurante chinês, que, diga-se de passagem, é uma das minha comidas favoritas. E como é comum em todo restaurante chinês, no final da refeição abrimos nossos biscoitos da sorte e lemos o que estava escrito, segue o que o meu biscoito dizia:
“Na dúvida entre o certo e o errado, faça o que lhe faz feliz”.
A princípio, para uma consciência não tão crítica assim, o texto pode parecer até bonitinho, mas quando prestamos atenção na frase, percebemos que ela carrega inúmeros problemas.
O primeiro deles é que não podemos decidir entre o certo e o errado com a premissa de ser feliz ou não. Nem sempre o certo nos deixa felizes, as vezes certas decisões temos que ter como critério o certo, e não a nossa felicidade. Por conta de algumas “felicidades” as reservas naturais vem sendo destruídas, em nome de ser feliz muitos passam por cima do próximo, com intuito de crescer mais rápido na empresa. Em nome da felicidade e bem estar muitos políticos roubam, comerciantes sonegam impostos, ou maridos infiéis traem suas esposas. As decisões certas muitas vezes não nos deixam felizes, mas nos deixam em paz. Provérbios 15:30 diz:
“Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos”.
A alegria começa com o nosso olhar, em como enxergamos o mundo. Ser feliz não é ter tudo, nem ter dinheiro e nem realizações, ser feliz é ser, é aprender do que precisamos e ignorar o que não vale a pena, valorizando sempre o hoje, o simples ou quem esta conosco.
Eu sempre digo que quando você espera demais da vida, ou quando você sonha alto e esquece-se de aproveitar o hoje, você acaba deixando de viver, segue em um eterno amanhã que pode nunca chegar.
A Bíblia diz, que enganoso é o coração (Jeremias 17:9). Nossos sentimentos são confusos e enganosos demais para seguirmos confiando neles. Somos egoístas, e as vezes em nome de ser feliz ferimos o próximo.
Na dúvida entre o certo e o errado, faça o certo. Afinal, ser feliz é um estado de contentamento interno, não é algo que vem de fora para dentro é de dentro para fora. E isso você não consegue fazendo coisas, mas buscando, ao longo de sua vida ser. Lembrando que ser feliz, não é estar alegre e a alegria é passageira a felicidade não.
