Durante a minha vida conheci muitos workaholics. Pessoas que vivem a vida para trabalhar e tem no trabalho a sua realização máxima.
Alguns destes viciados passam a maioria de seu tempo enfurnado em suas empresas, e quando param para bater um papo o tema quase toda às vezes é relacionado a trabalho. Suas famílias mal o veem, seus filhos crescem sem sua companhia, e quando estes crescem e se rebelam, eles deixam sem saber o que fizeram de errado, já que viveram a vida para trabalhar e prover sustento aos seus.
Muitos workaholics não consideram suas atitudes prejudiciais, alguns tatuam em suas mentes a máxima “o trabalho dignifica o homem” e consideram como desocupado qualquer um que não pensa ao menos o mínimo como eles. Trabalhar é a regra, construir sua carreira é a máxima do dia, trabalhar para viver com status é a ambição, só que esta ambição muitas vezes custa o preço de sua vida. Mário Quintana tem uma poesia sobre o tempo que explica de forma magistral este tema:
“A vida são deveres, que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas…
Quando se vê, já é sexta-feira
Quando se vê, já é Natal….
Quando se vê, já terminou o ano.
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho,
a casca dourada e inútil das horas…
Eu seguraria todos os meus amigos, que Já não sei como e onde eles estão e diria: vocês são extremamente importantes para mim.
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
Dessa forma eu digo, não deixe de fazer algo que gosta devido a falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará”.
Não sou contra o trabalho, muito menos acho besteira o fato de uma pessoa querer perseguir seus sonhos e desejos, o problema é que muitas vezes vivemos perseguindo o amanhã e esquecemos de viver o hoje. 2Timóteo 1:7 diz:
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.
Moderação segundo o dicionário é:
“Atitude de continuar na medida exata”.
E isso é uma das coisas que Deus traz em nossa vida, ou que pelo menos deveríamos tentar buscar. O mundo coloca em nossas costas cargas pesadas demais para carregarmos, sonhos inúteis e conceitos fracos e sem duração, lutar contra as coisas que nos tomam o tempo é fundamental. Bater de frente contra o ativismo é entender que a vida não é feita apenas de ter e sim, é também ser.
Eu li uma frase um tempo atrás, atribuído a Toquinho Carvalho que talvez resuma o vazio que um workaholic tem:
“Todo o excesso esconde uma falta”.
Quem sabe este seja um do problemas do workaholic e se for, a solução não virá apenas com o trabalho.
Quando sonhamos em demasia, ou trocamos tudo em nome de uma coisa que consome nosso tempo, temos que ter a consciência que o tempo não volta, só se vive uma vez e talvez valha mais a pena aproveitarmos a vida com o que temos do que sonhar com algo que não temos.
BIBLIOGRAFIA
BÜRKI, Werner de Boor Hans. Comentário Esperança. Curitiba: Editora Esperança, 2007.
MODERAÇÃO. In: DICIO, Dicionário online de português. Porto: 7 Graus, 2024. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/moderacao>. Acesso em: 01/04/2017.
