O SERMÃO DO MONTE PT 2: LAMENTO

“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (MT 5:4) (NVI). 

Ser feliz é algo muito falado em nossos dias, todos almejam a felicidade e seguem fórmulas das mais variadas para assim conseguir alcançar tal objetivo. O problema é que a felicidade, como o mundo concebe, não é duradoura, a tristeza e o choro são muito mais corriqueiros do que a felicidade oferecida pelo mundo.

E sobre ser feliz, neste versículo, Jesus justamente diz que: “feliz é quem chora”. No grego a palavra choro (pentheó) significa lamento, choro ou um pranto que decorre de maldade e opressão (LOUW et al, 2013, 273).

Quem nunca se sentiu desamparado, perdido, sentindo que Deus não mais o ouve? Quem nunca se sentiu abandonado, no deserto sem saída? Esta bem-aventurança é para estes abandonados, cansados e perdidos no deserto da vida. É para quem pensa estar sozinho e desamparado.  John Wesley explica de forma magistral este versículo:

“Ele se refere aos que choram por Deus. São aqueles que perderam a alegria espiritual que já tiveram um dia. Eles perderam o poder perdoador de sua palavra e não sentem o sabor do mundo bom que está por vir. Agora Deus parece esconder deles a sua face, e eles têm problemas” (WESLEY, 2015, p. 74).

 Eu não sei se você já passou pelo deserto, já sentiu que a sua oração não passava do teto e teve a impressão que Deus não estava te ouvindo, aliás, que Ele tinha mais coisa a fazer do que te ouvir, eu já passei por isso.

Ao sair de minha antiga igreja, eu deixei que o desânimo tomasse conta da minha vida. Eu não entendia o porquê tudo estava dando errado, nestas horas, a dúvida me consumia.

Quem sabe você esteja sofrendo perseguições por conta de ser Cristão e não entende porque parece que Deus não intervém, que a injustiça está sempre em sua cola, mas a paz e a justiça de Deus não.

Se você se encaixa neste perfil, tal qual eu me encaixei, o texto diz que você é um bem-aventurado, afinal, você será consolado.

Ser cristão não é algo fácil e muitas vezes não entendemos esta escuridão toda, porém, uma coisa eu posso falar, Deus não tarda em intervir.

Nós não escolhemos sofrer, a vida já traz sofrimento de graça, mas podemos escolher nos manter firmes, confiantes, crendo que Jesus vai nos consolar. Eu gosto da tradução deste versículo pela Bíblia A mensagem de Eugene Peterson:

“Abençoados são vocês, que sofrem por terem perdido o que mais amavam. Só assim, poderão ser abraçados por aquele que é amor supremo” (2012, p. 1382).

Eu não sei o que você perdeu, ou porque se sente abandonado ou inútil, eu só sei que o consolo sempre vem, é só você se manter firme e buscar a Deus. Eu sempre digo que confiar é largar o controle, e crer que Cristo está no comando, mesmo que Ele não pareça estar.

BIBLIOGRAFIA

LOUW, Johannes.; NIDA, Eugene. Léxico Grego-português do Novo Testamento. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

PETERSON, Eugene H. A Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2012.

WESLEY, John. O Sermão do Monte. São Paulo: Editora Vida, 2015.

Deixe um comentário