TODA A VIRTUDE VERDADEIRA É SILENCIOSA

 Sempre admirei a humildade de Cristo, ainda mais sendo o Deus que Ele é. O maior problema nisto tudo é que Ele mandou que o imitássemos, porém a sua capacidade de olhar o próximo como igual, acho complicado imitar.

Depois de tanto ralarmos, estudarmos ou batalharmos para chegar em algum lugar, muitas vezes falamos do próximo como sendo inferior, coisa que Jesus, o Deus encarnado nunca fez. Pondé em um de seus vídeos, enquanto falava de Cristo, disse algo que me deixou bem pensativo:

“Toda a virtude verdadeira é silenciosa e humilde”.

Virtude, segundo o dicionário é:

“Disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal”.

O bem é silencioso, não faz alarde e nem busca fama. O bom faz o bem pelo bem, e para fazer o bem, olhar o próximo como igual é quase que uma lei. Eu desconfio de quem divulga suas bondades no Facebook ou tira selfie de suas ajudas para divulgar aos quatro ventos que é um homem bom e generoso.

Sempre gostei de gente simples que não precisa provar nada a ninguém. Ainda mais hoje em dia que a igreja sofre de um problema terrível, que é a vontade de provar para o próximo que não tem problemas, pecados e pontos fracos. Eu não gosto de generalização, mas acho interessante quando Leandro karnal fala que todos são invejosos, pois acredito que em algum momento de nossa vida já fomos ou vamos acabar sendo, talvez sem querer, mas vamos. Pois todos nós erramos e ter esta consciência é o primeiro passo para ver o próximo como igual.

Mateus 4:3-11 narra a tentação de Jesus no deserto e uma das propostas que o tentador fez a Cristo no versículo 6  foi o de promover um grande show:

“E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra” (ARC). 

O tentador queria que Jesus provasse que ele era o filho de Deus, o show seria muito grande, pois o pináculo do templo era uma das alas do templo de Herodes (CHAMPLIN, 2014, p. 289). Seria o acontecimento do dia, visto por muitos, mas Cristo se limitou em cumprir a sua missão sem pegar atalhos. Em confiar em Deus mesmo passando por dificuldades.

Jesus não precisava provar a ninguém que era filho de Deus, por isso se limitou a servir e ajudou mostrando o porquê tinha vindo.

Desconfie de quem se autoproclama, torça o nariz para quem se coloca como o perfeito, o santarrão ou a quarta pessoa da trindade. Pois a virtude é silenciosa, o bom não divulga seus feitos no Jornal Nacional.

Desconfie de quem tem necessidade de falar para todos que é uma pessoa boa, pois, se a pessoa não consegue servir em silêncio é sinal que seus feitos são apenas autopromoções.

BIBLIOGRAFIA

CARSON, D. A.; FRANCE, R. T.; MOTYER, J. A.; WENHAM, G. J. Comentário bíblico Vida Nova. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 2012.

CHAMPLIM, RN. O Novo Testamento interpretado Versículo a Versículo, Editora Hagnos, SÃO PAULO, 2014.

https://dicionariodoaurelio.com/virtude

Deixe um comentário