DAI E SER-VOS-Á DADO

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lucas 6:38) (JFA). 

Este é um daqueles versículos que eu já vi muitos pastores usar, com o objetivo de incentivar membros de igreja a doar seu dinheiro para a “casa do senhor”. Para que Deus devolva em dobro a quem oferte e por aí vai. O grande problema é que não é esta a mensagem que o versículo quer passar.

Eu já passei uma dica importante em um texto passado chamado: “Dicas de como estudar a Bíblia”, que é ler a perícope (assunto) toda do texto Bíblico, para que assim, entendamos de uma forma plena a mensagem que o texto quer passar. E para que entendamos esta passagem, temos que ler do versículo 36 ao 38:

“Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (JFA). 

Esta é uma passagem denominada de “Sermão da planície” e nela podemos ver muitos pontos em comum com Sermão do Monte lá em Mateus. Nesta coleção de ensinos, na primeira parte, temos como ênfase o relacionamento dos discípulos com Deus, a segunda o relacionamento com as pessoas (CARSON et al, 2012, p. 1491).

Mas o principal neste sermão é que ele não fala de prosperidade. O texto não diz que se você der dinheiro, você vai ter dinheiro em dobro, o texto fala de misericórdia. De amar, de ajudar, e isso fica claro quando lemos o assunto inteiro, onde o texto nos aconselha a sermos misericordiosos, não julgar, não condenar. O texto não fala de prosperidade, nem é uma receita para conseguir multiplicar o seu dinheiro:

“Quem pratica a misericórdia experimentará a mesma medida de misericórdia divina. Ao misericordioso será concedida uma “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante”, de modo que não reste espaço oco na vasilha” (RIENECKER, 2005, p. 166).

Lembrando que este ensino estava sendo passado aos discípulos, os seguidores de Cristo, esta é uma missão nossa é uma obrigação de quem segue Jesus, Lawrence Richards acrescenta:

“Jesus deixa claro que o significado da vida para o crente se encontra no amor. Pessoas, e não coisas, são o centro da nova vida que Jesus nos chama a viver. Dar, e não receber, é o que importa” (2013, p. 763).

Este é o cerne da mensagem, o texto não fala de prosperidade e sim, sobre amar ao próximo, sobre fazer, dar e perdoar. E se assim procedermos, experimentaremos a mesma medida de misericórdia de Deus.

Eu sempre digo e talvez morra repetindo: O segredo de uma vida cristã equilibrada é conhecer as escrituras.

Cuidado com quem não é comprometido com a Palavra, cuidado com quem não sabe o que está falando, ou com aquele que propositalmente engana e distorce a Bíblia em nome do dinheiro ou ganância.

Conhecer as escrituras, estudar, e entender os ensinos de Jesus é uma atitude básica, para quem quer viver uma vida cristã moderada.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém. Editora Paulus,  São Paulo, 2013.

CARSON, D. A.; FRANCE, R. T.; MOTYER, J. A.; WENHAM, G. J. Comentário bíblico Vida Nova. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 2012.

RIENECKER, Fritz. Evangelho de Lucas:  Comentário Esperança. Curitiba: Editora Esperança, 2005.

RICHARDS, Lawrence. Comentário Bíblico do Professor: Um guia didático completo para ajudar no ensino das Escrituras Sagradas do Gênesis ao Apocalipse. São Paulo: Editora Vida Acadêmica, 2013.

Deixe um comentário