VERDADE ABSOLUTA

 É comum vermos teólogos e pastores declararem guerra ao relativismo. E como eles mesmo afirmam: “Se a verdade é relativa, até o conceito de que a verdade é relativa, é relativo”. Logo, podemos concluir que existem sim verdades absolutas, usando a própria afirmação de que a verdade é relativa. Esta afirmação contradiz a si mesma, porém, temos outro problema. Se existe uma verdade absoluta e nós cristãos acreditamos nisto, por que então discordamos tanto um do outro? Por que nós não somos unânimes nas questões Bíblicas e teológicas? Não há religião com tantos pontos convergentes que o cristianismo, afinal, são tantas divisões, tantas formas de pensar como: Calvinismo, arminianismo, pentecostalismo e se até entre eles há subdivisões e discordâncias, quem dirá entre quem pensa diferente.

Com isso uma questão fica no ar: Mas a verdade é absoluta ou não? Não existe apenas uma verdade? Será que os pensadores relativistas não tem alguma razão em afirmar que a verdade é relativa? Esta foi uma das questões que me incomodou, principalmente depois de ver um vídeo do Ed René Kivitz, onde o mesmo falava do relativismo e usava alguns de seus argumentos para levantar justo esta questão. No momento em que eu me preparava para discordar dele, me vieram estas questões. O que se segue são as minhas conclusões sobre o assunto.

Jesus Cristo disse lá em João 14:6:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

Tomé estava com  dúvidas, queria saber para onde iria e qual era o caminho quando Cristo proferiu estas palavras. Verdade em grego é alétheia e significa: Conteúdo daquilo que é verdadeiro e, assim, de acordo com o que de fato aconteceu; verdade, revelação de Deus. (LOW, NIDA, 2013, p. 599). Enfim, Jesus é a verdade, a revelação de Deus, o cumprimento do Velho Testamento, só temos salvação através dele. E por mais que tenhamos pontos divergentes esta verdade não muda, ao contrário, só demonstra o quanto somos limitados, o quanto demoramos para entender a verdade que está em Cristo.

Talvez os filósofos relativistas tenham alguma razão em afirmar que: “cada ser humano tem a sua verdade”. Porém isso não nos traz a conclusão que a verdade não exista, e sim demonstra o quanto somos falhos ao não percebê-la. O quanto demoramos em entender, e o quanto precisamos estudar, ler, orar para chegar a verdade real que está em Cristo. Eu sempre digo que a teologia serve para que tenhamos ferramentas, para que entendamos cada vez mais a mensagem que Cristo queria nos passar. Contudo, mesmo que estudemos, temos que ter a humildade de reconhecer que muitas vezes estaremos errados.

“Não é necessário saber o local ou ver o mapa das estrelas para identificar a localização da casa do nosso Pai. Basta conhecer a Jesus. Ele “é o caminho, a verdade e a vida”.

Esta é, portanto, nossa primeira instrução: conhecer e confiar em Jesus é o bastante” (RICHARDS, 2013,p. 857).

Existe uma verdade, Cristo é a verdade, cabe a nós estudarmos e tentarmos ser cada dia mais relevantes para que cheguemos a esta verdade absoluta. A verdade realmente existe, mesmo com todas nossas opiniões divergentes. O nosso problema é que somos seres finitos, sujeitos a falhas e erros, por isso que o amor e a humildade deve ser feito presente. Para que assim, através da comunhão e o compartilhar, cheguemos a um ponto coeso do que Cristo queria nos ensinar através de sua palavra.

BIBLIOGRAFIA

RICHARDS, Lawrence, Comentário Bíblico do Professor, Um Guia Didático Completo Para Ajudar no Ensino das Escrituras Sagradas do Gênesis ao Apocalipse, Editora Vida Acadêmica, São Paulo, 2013.

LOUW, Johannes, NIDA, Eugene, Léxico Grego-português do Novo Testamento, Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo, 2013.

http://biblehub.com/whdc/john/14.htm

Deixe um comentário