Um tempo atrás fui fazer uma caminhada ecológica em uma colônia perto de casa. Foi uma experiência incrível em um local de beleza sem igual. Durante o trajeto fui tendo alguns insights que talvez ajude em nossa caminhada cristã. Pois pode não parecer, mas a nossa caminhada física se parece bastante com nossa jornada espiritual.
A primeira semelhança que encontramos é a própria persistência. Nos dois casos, se não temos persistência para andar, ler a Bíblia, ou realizar algo que planejamos, não concluiremos. Pois ao contrário dos filmes que assistimos, nada vem sem um esforço, a não ser que você seja um milionário. E mesmo assim, tem muitas coisas que o dinheiro não compra e por isso, faz-se necessário persistir. A Bíblia fala muito em perseverar, Tiago 1:2-4 diz:
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma”.
Dificuldades e provações nos trazem perseverança e provam a nossa fé. Nem tudo é fácil, mas são as nossas dificuldades que nos moldam produzindo em nós perseverança.
A segunda lição é que durante a nossa caminhada sempre encontraremos pessoas mais lentas e com dificuldades no percurso, muitas vezes sem elas se darem conta. São elas que irão nos atrasar, cabe a nós sermos compreensivos, solidários e praticarmos o amor ao próximo a fim de auxiliá-los. E também para que não estraguemos nosso percurso. A Bíblia diz: “Suportar uns aos outros em amor” (Colossenses 3:13). A palavra suportar aqui é dar suporte, ajudar, perdoar e não abandonar os amigos no trajeto.
A terceira lição é que caminhar sozinho é muito difícil, você pode desanimar fácil ou precisar de ajuda sem ter alguém ao lado. É imprescindível ter um amigo, um parceiro de caminhada para dividir as alegrias e tristezas. Na vida cristã o companheirismo é fundamental. Viver um cristianismo solitário não é viver, afinal, ser igreja é conviver, amar, caminhar junto, para que no final todos cheguem ao fim do percurso. Não podemos esquecer que a frase: “Eu sou a igreja”, está errada, a frase correta é: “Nós somos a igreja”.
Eu gosto muito de caminhar, porém sei que não é fácil, apesar da beleza que a natureza nos proporciona, vez ou outra encontramos empecilhos no caminho. A caminhada cristã não é diferente. É bom servir a Deus, é gratificante fazer a sua vontade, mas não é fácil.
A caminhada cristã as vezes requer paciência, perseverança e força de vontade para passar por cima dos conceitos do mundo, porém nós sabemos que o final tudo vai valer a pena.
