O SERMÃO DO MONTE PT 5: MISERICÓRDIA

“Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (MT 5:7) (NVI). 

Eu fico muito admirado quando vejo alguém dedicar sua vida para cuidar dos outros. Tenho amigos médicos, enfermeiros e pastores dos mais gabaritados, que se dedicam a tratar das pessoas. Sendo que, muitos destes possuem um grande sentimento de compaixão e empatia pelo próximo.

Misericórdia segundo o dicionário é: Compaixão, piedade, sentimento de pesar ou compaixão solícita por alguém, no dicionário grego o significado é o mesmo. E nos traz a mente um cristianismo muito mais prático do que vemos hoje (DICIO, 2009).

A misericórdia evoca algumas conclusões parecidas com o versículo sobre a Justiça, conforme lemos no texto passado. Pois ao mesmo tempo em que a misericórdia é algo que vem de Deus, afinal só Ele é verdadeiramente misericordioso, um cristão tocado por Deus, também deve ter esta característica. John Wesley acrescenta algo interessante sobre este versículo:

“A palavra “misericordioso”, empregada por Jesus, indica os bondosos, os que têm compaixão. O resultado imediato é que os misericordiosos choram sinceramente por aqueles que não tem fome de Deus. A parte excelente do amor fraternal está aqui. A misericórdia, no pleno sentido do termo, é amar o próximo como você se ama” (2015, p. 86).

E isso me faz lembrar de alguns pregadores de rua da minha cidade. Muitos deles tem o costume de pregar apontando o dedo e acusando as pessoas que passam. Eu acho isso inútil e incoerente.

Eu sempre digo que o evangelho pode ser resumido como boas novas, é um chamado ao arrependimento e a mudança de vida. Mas acima de tudo, quando seguimos a Cristo, temos que ter a consciência de que ele foi gracioso conosco, mesmo nós merecendo a morte. Jesus nos deu uma chance, diante disso, precisamos agir igual ele (ou pelo menos tentar).

Ser misericordioso é também ter plena consciência, é ter uma vida de gratidão, e esta gratidão nós devolvemos ao próximo através de palavras de graça e de amor. Não estou com isso mascarando o que a Bíblia fala sobre o inferno, julgamento ou a nossa prestação de contas. Apenas quero enfatizar que assim como Deus foi gracioso conosco, devemos ser também com o próximo. Eugene Peterson traduz este versículo de uma forma genial:

“Abençoados são vocês, que se preocupam com o bem-estar dos outros. Na hora em que precisarem de ajuda, também receberão cuidado” (2012, p. 1382).

Quem foi tocado pela graça de Deus retribui ao próximo com o mesmo amor, um cristão transformado não odeia o próximo, e nem se sente em uma posição privilegiada. João (4:7-8) diz que devemos amar uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e se você não ama, provavelmente não conhece a Deus.

BIBLIOGRAFIA

DICIO. Dicio: Dicionário online de português, 2009. Misericórdia. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/misericordia>. Acesso em: 27 de maio. 2017.

PETERSON, Eugene H. A Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2012.

WESLEY, John. O Sermão do Monte. São Paulo: Editora Vida, 2015.

Deixe um comentário