O SERMÃO DO MONTE PT 6: OS PUROS DE CORAÇÃO

“Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (MT 5:8) (NVI). 

Um dos significados que o dicionário nos dá para a palavra pureza é: “Genuinidade” (DICIO, 2009). E sobre ser genuíno, nestes nossos dias de corrupção na política, igreja ou sociedade, onde muitos, por trás de suas máscaras, escondem quem realmente são, é sempre uma atitude complexa. Só me resta pedir a Deus misericórdia.

Puros de coração diz respeito aqueles que foram tocados por Cristo, que deixaram Deus entrar e foram purificados de todos os seus maus intentos. Jonh Sott explica que:

“A interpretação popular considera a pureza de coração como uma expressão de pureza interior, a qualidade daqueles que foram purificados da imundície moral, em oposição à imundície cerimonial” (1982, p. 38).

Puros de coração são os que se afastam do mal, que tem plena consciência de quem são, e do quão falhos são. Salmos 51:10 diz:

 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (JFA). 

Este Salmo é um grito de arrependimento de Davi, depois que ele se deitou com a mulher de Urias o heteu. O texto diz que Davi se arrependeu de seus atos e Deus o perdoou.

Eu admiro a história de Davi, pois ele era um homem falho igual a nós, cheio de erros e exageros, mas tinha um coração quebrantado e não demorava em se arrepender e pedir perdão.

Um dia um amigo budista começou a me explicar um pouco da filosofia budista. E ele disse que nós temos que buscar forças interiores, para sermos cada dia melhores e assim evoluirmos. No que ele terminou de falar eu perguntei: Olhe lá fora para as pessoas, avalie seus comportamentos, suas atitudes com o próximo e me diga se realmente o homem tem alguma bondade interior ou alguma capacidade de buscar o bem por si mesmo?

Não estou falando que o homem não pode ser bom e sim que, nós somos manchados pelo pecado e dentro de nós, em nosso coração, nada de bom que pode vir de lá. Eu gosto de uma citação de Lewis que explica muito bem isso:

“Só existe um único ser bom, e este é Deus. Tudo o mais é bom quando olha para Ele e mau quando se afasta d’Ele” (1986, p. 70).

Só Deus é bom, só há pureza n’Ele, o bem só vem d’Ele e um indivíduo puro de coração sabe muito bem disso.

Feliz é o puro de coração, a pessoa que entende a sua condição e não é hipócrita, fingindo ser o que ele não é, pois ele verá a Deus!

BIBLIOGRAFIA

DICIO. Dicio: Dicionário online de português, 2009. Pureza. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/pureza>. Acesso em: 01 de jul. 2017.

LEWIS, C. S. O Grande Abismo: Uma Viagem Fantástica Do Inferno Para As Proximidades Do Céu. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 1986.

STOTT, John. Contracultura Cristã: A Mensagem do Sermão do Monte. São Paulo: Editora ABU, 1982.

Deixe um comentário