MIGALHAS

“Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom.

Uma mulher Cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoniada e está sofrendo muito”.

Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.

Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”.

A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me! “

Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.

Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada” (MATEUS 15:21-28).

Gosto desta passagem e a considero como uma das mais controversas da Bíblia. Muitos leem e tentam amansar mais, deixando os termos mais leves, tentando justificar o posicionamento de Jesus, mas a verdade é uma só e muito clara, Jesus tinha prioridades em seu ministério, prioridades estas que acabaram mudando com o tempo mas que naquele momento se concentrava em pregar e curar o povo judeu. O povo que Deus escolheu para se revelar a todo o mundo e aquela estrangeira não estava em seus planos. E até o fim de sua missão, mesmo ganhando porta na cara por parte de muitos judeus, Jesus não desistiu, é claro que depois Deus levantou Paulo para ser o apóstolo dos gentios, mas Cristo a princípio não era. Muitos fazem um grande malabarismo para Justificar o ato de Jesus. Tentam explicar que os termos usados não eram ofensivos, ou que Jesus na verdade estava testando aquela mulher, o problema é que conjecturas, são conjecturas, a verdade é o que está escrito, Champlin ainda acrescenta:

“Jesus teve fazes de seu ministério entre os gentios e os samaritanos, conforme se vê no quarto capítulo de João; mas a missão de Jesus exigia que tudo, ou quase tudo, fosse feito em favor dos judeus, a fim de que se cumprissem as profecias que diziam exatamente isso. Um extenso ministério entre os gentios ou samaritanos (os inimigos dos judeus) teria cerrado definitivamente qualquer possibilidade de que a missão messiânica de Jesus fosse aceita pelos judeus (CHAMPLIN, 2014, Pg. 470)”.

Jesus tinha uma missão e devia cumpri-la, não devia atender aos cachorrinhos, termo este usado para designar pagãos (David, Alexander, 1986, Pg. 486). Lawrence Richards nos dá um pouco mais de base para esta afirmativa:

“Essa declaração é tremendamente importante. E não é uma afirmação isolada. Quando concedeu autoridade aos doze para pregar e curar, Jesus ordenou-lhes: “Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel” (Mt 10:5-6) […] É evidente que com o reino de Davi estabelecido, o conhecimento de Deus encheria toda a terra. Logo, até as nações gentias voltar-se-iam para o Rei (Is 11)” (RICHARDS, 2013,p. 652).

O curioso é que Cristo mesmo falou em João 6:44, que ninguém ia até ele se o Pai não lhe enviasse, mas então porque Ele falou isso para aquela mulher? Quem sabe Ele estaria testando ela como muitos afirmam, ou teria esquecido do que tinha dito em João 6:44 (como se fosse possível), mas eu sei de uma coisa, aquela mulher persistiu, aquela mulher tinha uma fé muito grande e não desistiu, pois sabia que estava diante de Deus, a sua chance era aquela ou nunca mais. Contudo, ela tinha compreendido uma coisa ainda mais interessante, como bem pontua Fritz Rienecker:

“Aqui Deus revelou aos ignorantes o que ocultou aos sábios. Sem instrução, exemplo e teologia, essa mulher gentia solucionou o enigma diante do qual os mestres da lei de Israel se tornaram tolos. Na Bíblia constavam ambas as verdades, tanto que Deus havia criado Israel para o seu reino, quanto a de que a terra ficaria repleta da sua glória”  (RIENECKER, 2012, p.269).

 Jesus era o Deus de todos e por mais que obedecia ao seu Pai, tendo como missão pregar ao povo judeu, Ele sabia que a sua glória se estenderia a todo o mundo, como se estendeu. Pois a declaração: E deram glória ao Deus de Israel, do versículo 31 de Mateus 15, nos dá a entender que Cristo acabou curando muito mais gentios em seu retorno ao Mar da Galileia. Onde muito provável, Ele se encontrava no lado oriental do lago (RIENECKER, 2012, p. 271).

O calvinista Spurgeon, em um de seus sermões intitulado: Como entender a doutrina da eleição, fala algo interessantíssimo sobre esta passagem:

“A fé salvadora aprende acreditar em contradições, a rir de impossibilidades e dizer, “Isso não pode ser, mas mesmo assim, será”. Nossa pobre amiga que foi golpeada pelas palavras do nosso senhor foi secretamente acolhida pela visão de Sua Pessoa”.

Eu não consigo provar se Cristo te escolheu ou não, eu sei que para esta mulher Ele não tinha vindo, como o próprio texto diz, mas Ele atendeu-a e curou a sua filha.  Acredito que o segredo da vida cristã é  buscar a Deus. Eu creio firmemente que se você buscar a vontade de Deus, será atendido.

Mais tarde, para provar a verdade contida nas palavras daquela mulher, Deus levantou Paulo e os gentios foram alcançados. Cristo não é um Messias exclusivo, muito menos Ele vira as costas para quem o busca, ao contrário, se você buscar o achará, pode ter certeza.

BIBLIOGRAFIA

DAVID, ALEXANDER, Pat, O Mundo da Bíblia, Edições Paulinas, São Paulo, 1986.

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém; Paulus, São Paulo, 2013.

CHAMPLIM, Rn. O Novo Testamento interpretado Versículo a Versículo, Editora Hagnos, SÃO PAULO, 2014.

RICHARDS, Lawrence, Comentário Bíblico do Professor, Um Guia Didático Completo Para Ajudar no Ensino das Escrituras Sagradas do Gênesis ao Apocalipse, Editora Vida Acadêmica, São Paulo, 2013.

CARSON. DA. Comentário bíblico vida nova. SÃO PAULO – SP, EDITORA VIDA NOVA, 2012.

RIENCKER, Fritz, Evangelho de Mateus, Comentário Esperança, Editora Esperança, Curitiba, 2012.

Um comentário sobre “MIGALHAS

  1. Esta passagem bíblica pra mim é uma das mais valiosas que existe no GRANDE LIVRO SAGRADO.
    A “senhora” atendida por Jesus é um exemplo vivo de que, para Deus, nada é impossível, nada tem limite e muito menos critério… Quando Ele quer, Ele realiza.

    Curtir

Deixe um comentário