OS DEZ LIVROS QUE TODO O CRISTÃO DEVERIA LER EM 2017

Este é o terceiro ano que faço estas listas de livros, desde 2015 tenho listado uma série de livros que eu acredito que todo o cristão deveria ler e conhecer. Se você estiver curioso em ler, segue o link dos dois textos: OS DEZ LIVROS QUE TODO O CRISTÃO DEVERIA LER, MAIS DEZ LIVROS QUE TODO O CRISTÃO DEVERIA LER.

Contudo eu confesso que a minha primeira lista foi um desafio, custei a decidir quais livros deveriam entrar e quais não deveriam. Porém esta terceira lista surgiu tão automática, contendo livros que em sua maioria eu li há pouco tempo, que eu só tive o trabalho de comentar sobre eles. Espero que gostem e que alguns destes sejam úteis para a sua caminhada com Deus.

 

1 – CASAMENTO – CHARLES SWINDOLL.

Eu comprei este livro em uma feira de ponta de estoque, principalmente por estar na época prestes casar. Eu já conhecia o autor, tinha ganhado alguns livros dele, mas nunca me interessava em ler. São tantas coisas para ler que às vezes colocamos alguns autores de lado, o que foi um erro muito grande.

Eu me impressionei com tamanha coesão e lucidez que o autor aborda o casamento. Fugindo de ideias preconcebidas e formulas datadas.

Charles Swindoll fala de casamento de forma tão Bíblica e centrada, misturando as interpretações Bíblicas com suas experiências dos seus muitos anos de casado, dando conselhos sábios e fundamentados, que é um erro você deixar de ler este livro, seja você casado ou não.

 

2 – PARA ENTENDER A BÍBLIA – JOHN STOTT.

Eu sou muito fã de John Stott e fiquei mais fã ainda ao ler este livro.

Nesta obra o autor se concentra em dar um panorama geral sobre a Bíblia. Fala da sua história, como surgiu, autoridade, geografia, etc. Oferecendo ao leitor uma narrativa onde ele dá um apanhado geral da história bíblica começando em Gênesis e terminando em apocalipse, fazendo com que o leitor tenha uma ideia ampla deste sagrado livro.

3 –JOVEM INCANSÁVEL NÃO MAIS REFORMADO – AUSTIN FISCHER.

Eu não costumo ficar indicando livros sobre calvinismo e arminianismo, e apesar de escrever alguns textos onde eu discorro sobre alguns exageros de alguns destes lados, eu normalmente me mantenho fora deste debate.

Porém fechar os olhos para estas teologias é impossível, com isso, apresento este livro de um pastor que havia sido um defensor tremendo do calvinismo e acabou abandonando a corrente teológica.

Eu achei muito genial as analogias que o autor faz com buracos negros, estrelas e calvinismo. É muito profundo também suas experiências e dúvidas, nos trazendo algumas ótimas reflexões sobre este assunto tão controverso.

4 – PERDOANDO NOSSOS PAIS, PERDOANDO A NÓS MESMOS – DAVID STOOP.

Este livro trata do tema: “perdão” e mostra de maneira clara e concisa como a família influencia a nossa vida mesmo nós achando que não.

O autor dá muitos conselhos, nos explica como uma família nos molda e porque acabamos muitas vezes repetindo os erros de nossos pais. É um livro ótimo para quem busca perdão, para quem quer entender a família e conviver de uma forma mais consciente e amena.

5 – NOSSO SILÊNCIO CULPADO – JOHN STOTT.

Este livro trata do silêncio que muitas vezes a igreja tem feito no quesito pregação. O autor faz uma ótima leitura da igreja, o que falta para ela pregar e porque muitas vezes ela não tem pregado.

Considero o livro mais um alerta, um grito de aviso para que saiamos de nossos casulos para sem demora começarmos a pregar palavra de Deus, sendo luz e sal no mundo.

6 – ARMADILHA DO PODER – MARTINA E VOLKER KESSLER.

Nem sempre o ambiente cristão é um lugar de paz e tranquilidade. Nem todos que se prestam a trabalhar na igreja veem seus ministérios como uma oportunidade de fazer a obra de Deus. Alguns são tiranos, lobos querendo impor suas vontades e mostrar quem manda e é este o principal tema deste livro.

Ler sobre o tema é profundamente esclarecedor, principalmente porque os autores tem uma grande experiência e conseguem de uma forma magistral descrever quem são estes, como perceber se o seu líder é predisposto a ser tirano, e como se proteger. Leitura obrigatória para líderes e pastores.

7 – GÊNESIS 1 & 2 – ADAUTO LOURENÇO.

Eu já tinha visto muitos vídeos deste autor antes de ler um livro seu. E nenhum livro sobre este assunto me impressionou tanto quanto este.

Escrito por um homem que é teólogo e físico, o livro traz como tema principal os dois primeiros capítulos de Gênesis, explicado a luz da ciência e da teologia.

É muito esclarecedor, principalmente porque ele explica o criacionismo e o evolucionismo, nos mostrando o quanto ateus e cristãos se equivocam ao falar destas duas teorias.

8 – O SEGREDO JUDAICO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – NILTON BONDER.

Desde a lista passada eu estou indicando pensadores ou autores que não são propriamente ditos cristãos, mas que tem livros tão profundos, que valem a pena serem lidos e o Rabino Nilton Bonder é um deles.

Nesta obra, Nilton Bonder alia tradição com sabedoria, mostrando que não existe problema insolúvel, basta ter uma mente perspicaz e forte, é um livro muito bom, abre a cabeça e nos desafia a olharmos os problemas sobre outra ótica.

9 – A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO – JOHN MACARTHUR.

A parábola do filho pródigo é uma das mais conhecidas da Bíblia, porém às vezes não nos damos conta da quão profunda ela é por falta de um estudo e uma pesquisa mais acurada e é esta a proposta do autor.

Ele nos mostra o quão detalhado é esta parábola e o quanto podemos aprender com esta passagem Bíblica, além de deixar-nos por dentro de todo o contexto judeu, fazendo com que tenhamos uma visão mais nítida da parábola do filho pródigo.

10 – FILOSOFIA PARA CORAJOSOS – LUIZ FELIPE PONDÉ.

Terminando a lista de livros temos um do Pondé, um autor que há tempos tenho acompanhado. Acredito ter lido tudo (ou quase) que ele lançou e este livro, lançado no ano passado é um convite para sairmos da caixinha e pensarmos por nós mesmos.

O autor faz uso da história da filosofia, aliado com seu jeito ácido de escrever para nos dar uma base sólida afim de que consigamos dialogar com os vários temas do mundo contemporâneo. Leitura obrigatória para quem quer pensar com a sua própria cabeça e não com a dos outros.

Para este ano os livros são estes, é claro que ao longo do ano fico tentado a mudar algum, mas no geral estes foram os que eu gostei até agora.  Tem sido cada vez mais fácil fazer estas listas devido a quantidade de livros que eu leio e estudo anualmente. Espero que estas obras sejam úteis e que sirvam para fundamentar ainda mais a sua caminhada com Deus e seu pensamento crítico.

Deixe um comentário