O SERMÃO DO MONTE PT 8: OS PERSEGUIDOS

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (MT 5:10-12) (NVI). 

Estas são as últimas passagens do que nós chamamos de “As Bem-aventuranças”. O Sermão do monte não acaba, mas as Bem-aventuranças sim. E o texto não podia ter um fechamento diferente, pois Cristo neste ponto, vai falar sobre perseguições.

O Novo Testamento nos mostra como as perseguições por causa da mensagem de Jesus Cristo, foram muitas, cumprindo com o que o próprio Jesus havia dito neste mesmo versículo. Paulo foi preso, João escreveu o apocalipse preso na ilha de Patmos (Apocalipse 1:9). Pedro morreu crucificado (João 21:18), e a tradição nos diz que ele não aceitou sofrer como o seu mestre e acabou crucificado de cabeça para baixo. Tiago foi morto à espada (Atos 12:1, 2). Seguidores de Cristo eram jogados em arenas com leões, enfim, muitos sofreram por levar o evangelho, estas pessoas aguentaram poucas e boas.

Esta última bem-aventurança é uma espécie de consolo para os discípulos que iriam passar por aflições. Afinal, o sofrimento iria ser grande, mas a recompensa também seria.

Existe uma verdade implícita nesta mensagem, a perseguição é um sinal de que a religião não é falsa (CHAMPLIN, 2014, p. 306). João (1 João 3:13) diz:

“Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia” (NVI). 

Ser cristão é estar na contramão, é constantemente sermos colocados na parede, sermos alvos de chacotas ou perseguições por tentarmos viver uma vida com Cristo, normal. Só resta saber se você entende esta dura missão. John Wesley acrescenta:

“Nessas escrituras fica claro quem são os perseguidos. Os justos são perseguidos. Aquele que é nascido do espírito é perseguido. Todos os que tentam viver piedosamente de acordo com Jesus serão perseguidos” (WESLEY, 2015, p. 103).

 É fundamental saber se você está preparado, se você busca a Deus e estuda a sua palavra, se você é relevante e tenta fazer a diferença, pois se você assim o é, certamente sofrerá perseguições. Carlos Queiroz também acrescenta algo interessante sobre esta passagem:

“Desse modo, o sofrimento do discípulo é uma consequência de sua firme decisão de viver do bem contra o mal, de lutar pela justiça contra toda espécie de injustiça, de amar a despeito do ódio de muitos, de ser pacificador em meio a um cenário de guerra” (QUEIROZ, 2006, p. 107, 108).

E estes que fazem o bem, que são relevantes e verdadeiros, certamente são perseguidos. Quem não faz a diferença não incomoda, quem fica assistindo a injustiça encolhido no canto nem é notado.

Mas o texto diz felizes, bem-aventurados são os perseguidos. Pois são estes que são os relevantes, que estão fazendo diferença no mundo, levando a palavra e uma mão amiga às pessoas.

O reino de Deus não é de quem se encolhe, de quem tem medo e vira as costas para o seu chamado e sim, de quem a qualquer custo busca fazer a vontade do Pai.

BIBLIOGRAFIA

CHAMPLIM, R. N. O Novo Testamento interpretado Versículo a Versículo: Volume 1. São Paulo: Editora Hagnos, 2014.

QUEIROZ, Carlos. Ser é o Bastante: Felicidade à Luz do Sermão do Monte. Curitiba: Editora Encontro; Minas Gerais: Editora Ultimato, 2006.

WESLEY, John. O Sermão do Monte. São Paulo: Editora Vida, 2015.

Deixe um comentário