CONSELHOS AOS ESTUDANTES

Faz alguns anos que tive a graça de me formar em teologia, sou grato a Deus por todo o ensino que recebi na faculdade de professores comprometidos com a palavra e com Deus. É sempre muito legal aprender, conhecer coisas novas e se aprofundar, mas nem sempre é fácil. Principalmente se você é um daqueles indivíduos que tem que trabalhar e estudar, aí a coisa complica, as poucas horas de sono e a falta de dinheiro podem ser companheiras fiéis, mas persistir sempre vale a pena.

Resolvi com este texto dar alguns conselhos, de quem já fez uma faculdade teológica e ainda continua estudando, baseado nas coisas que eu vi e vivi durante a minha caminhada acadêmica.

1 – Ouça outros pontos de vista. O que eu mais encontrei na faculdade foi gente tentando defender seus pontos de vista, arranjando brigas e discussões com professores e estudantes, calcados em opiniões pobres e simplistas. Eu sei que cada um tem a sua forma de pensar, porém, eu penso ser bom antes de arranjar briga, ouvir e entender o ponto de vista de um professor que se preparou antes de emitir qualquer crítica. Ouvir, ler e se aprofundar é básico para crescer como pessoa, pastor ou teólogo e muitas vezes perdemos a oportunidade de usufruir do conhecimento de um docente que está ali justamente para nos ensinar.

2 – Não deixe os trabalhos e as leituras para fazer em cima da hora. Existe um propósito nas leituras e trabalhos acadêmicos, mas ao fazemos relaxadamente, ou em cima da hora, só para cumprir o protocolo, acabamos deixando de crescer e aprender, que é a intenção principal destes trabalhos. Tente separar um horário todos os dias, para que aos poucos você conclua e consiga fazer suas tarefas. Se todos os dias você fizer um pouco, no fim, tudo estará concluído e você não precisará fazer nada as pressas.

3 – Revise o conteúdo da aula todos os dias. Achamos, erroneamente, que estudar é ir para a aula, infelizmente não é.  Estudar é um processo solitário, feito em casa, revisando a aula, lendo e nos aprofundando ainda mais. Assistir a aula é apenas uma parte do processo e se você não anotar e revisar tudo em casa, certamente, esquecerá o que foi ensinado. Por isso, é fundamental revisar o conteúdo, ler os livros indicados e se aprofundar.

4 – Foque em determinados assuntos. Uma coisa que eu aprendi é que na faculdade aprendemos muita coisa, por conta disso, temos que priorizar áreas para que possamos nos aprofundar ainda mais. Não ache que você conseguirá ser o mestre em todos os assuntos abordados, isso é muito difícil, por isso, eu aconselho você a seguir algumas áreas para que se aprofunde a aprenda ainda mais. O conteúdo de uma faculdade é vasto, então, encontre alguns assuntos e mergulhe neles.

5 – Leia. Ler é fundamental para o crescimento e se você deixa de aproveitar as sugestões de livros que os professores dão, vai perder de crescer ainda mais. Quanto mais lemos mais nos desenvolvemos, quanto mais conteúdo, mais você terá repertório para oferecer em seu ministério.

7 – Seja humilde. A humildade é uma atitude importante durante a nossa busca por conhecimento. Ninguém nasce sabendo, ninguém sabe de tudo e a humildade abre portas para que acresçamos e tenhamos a habilidade de aprender com tudo, até com os erros.

Foi um desafio fazer faculdade, eu dormia tarde a acordava muito cedo, sem contar das frequentes falta de dinheiro, mas valeu o aprendizado. Muito do que eu aprendi ainda carrego comigo, outras coisas serviram apenas como norte para que eu chegasse a outras conclusões.

Nem sempre concordei com meus professores, mas sempre os respeitei. Principalmente por trilharem o caminho acadêmico muito antes do que eu, por terem lido mais e se preparado ainda mais. E se o ponto de vista que eles davam era algo contrário ao que eu acreditava eu aproveitava para me aprofundar ainda mais sobre o tema, sanar as minhas dúvidas e questionar respeitosamente o professor.

Muitas de suas respostas fizeram com que eu mudasse de ideia, outras serviram para que eu afirmasse ainda mais o meu ponto de vista, mas acima de tudo, eu não me fechava para o conhecimento, penso que se aprendermos apenas coisas no qual concordamos, perdemos de crescer, entender outros pontos de vistas e não crescemos como pessoa.

Deixe um comentário