Como vimos no texto passado, “Salvos pela graça”, nós fomos salvos pela graça de Deus, mesmo sem merecermos. Não tem ato, promessa ou atitude que compre a nossa salvação, (segue o link do texto se você desejar lê-lo: SALVOS PELA GRAÇA). E neste texto, o que quero enfatizar é sobre a graça e a mudança que ela causa em nossa vida. Gálatas 5:22-23 diz:
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Este texto é interessante, pois uns três versículos antes o autor lista uma série de obras da carne e aqui o autor lista uma série de resultados visíveis na vida de quem segue a Deus. É o resultado de quem foi tocado pelo Espírito Santo. Como sempre, quero postar a tradução de Eugene H. Peterson (2012, p. 1661) para este versículo, ela sempre é muito autoexplicativa:
“Mas vamos falar de vida com Deus. O que acontece quando vivemos no caminho de Deus? Deus faz surgir em nós, como frutas que nascem num pomar: afeição pelos outros, uma vida cheia de exuberância, serenidade, disposição de comemorar a vida, um senso de compaixão no íntimo e a convicção de que há algo sagrado em toda a criação e nas pessoas. Nós nos entregamos de coração a compromissos que importam, sem precisar forçar a barra, e nos tornamos capazes de organizar e direcionar sabiamente nossas habilidades”.
Este é o fruto de quem é tocado pelo Espírito Santo, é impossível não mudarmos, quando temos um encontro real com o nosso Pai, Lawrence Richards completa:
“Da mesma forma como o pecado produz seus frutos na vida de um indivíduo, assim o Espírito Santo também gera seus frutos. Esse fruto, amor, alegria, paz, – todas as coisas pelas quais anelamos – estão em forte contraste com aquele produzido pela natureza pecaminosa. Portanto ele aparece quando andamos no espírito e somos guiados pelo Espírito de Deus” (RICHARDS, 2013. P. 1054, 1055).
Tito 2:11-13 diz:
“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”.
Resumindo, uma pessoa que foi tocada pela graça certamente teve sua vida transformada. A graça traz mudança de vida, não tenha dúvidas, caso contrário, certamente o que você está vivendo não é graça.
Graça que não afeta o comportamento de uma pessoa não é a graça de Deus […]. O que é o evangelho, afinal de contas, senão um chamado ao arrependimento (At 2.38; 3.19; 17.30;)? Em outras palavras, ele demanda que pecadores façam uma mudança – parem de seguir por um caminho e voltem-se para outro caminho (1Ts 1.9) (MACARTHUR, 2013, p. 40).
Eu tenho uma grande dificuldade de entender um convertido que não mudou de vida. Quando Cristo entra em nossa vida a coisa muda. Nós não somos salvos pelas obras, mas as obras demonstram quem nós somos, as obras são os frutos, o resultado de sermos tocado por Cristo, fruto do real arrependimento:
“A palavra grega para arrependimento é metanoia, […]. Significa, literalmente, “reflexão posterior”, ou “mudança de mente”; todavia, o seu sentido Bíblico não se restringe a isso. Como é usada no Novo Testamento, metanoia fala sempre de mudança de propósito e, especificamente, de abandono do pecado” (MACHARTHUR, 2015, p. 213).
Eu gosto muito de uma outra frase do John Macarthur:
“É impossível supor que alguém possa encontrar o Deus Santo das escrituras, e ser salvo, sem que também venha a reconhecer a hediondez do seu próprio pecado, e, consequentemente, deseje muito abandoná-lo” (MACARTHUR, 2015, p. 79).
Uma nova vida, é isto que Cristo nos traz, é este o chamado para o arrependimento. E eu não quero com isso trazer uma mensagem legalista e sim, que você reveja como esta vivendo sua vida.
Eu creio que o evangelho nos traz mudanças, nos faz santos que lutam contra o pecado, pessoas que Deus produz frutos visíveis por todos. Não somos perfeitos, eu sei, mas se a mudança não é vista ou se a nossa luta contra o pecado não é constante, temos problemas.
Afinal, ou temos uma nova vida, ou não!
BIBLIOGRAFIA
MACARTHUR, John, O Evangelho Segundo os Apóstolos, Editora Fiel, São Paulo, 2013.
MACARTHUR, John, O Evangelho Segundo Jesus, Editora Fiel, São Paulo, 2015.
PETERSON, Eugene, Bíblia a Mensagem, Editora Vida, São Paulo, 2013.
RICHARDS, Lawrence, Comentário Bíblico do Professor, Um Guia Didático Completo Para Ajudar no Ensino das Escrituras Sagradas do Gênesis ao Apocalipse, Editora Vida Acadêmica, São Paulo, 2013.
