O CAMINHO DA RELEVÂNCIA

Constantemente eu me fecho em casa, em silêncio e dedico algumas horas da minha vida para ler e estudar, geralmente é de manhã. Muitas vezes eu tiro o sábado ou o domingo e aos poucos vou construindo o conhecimento e é nestas horas que algumas vezes eu me pergunto o porquê desta dedicação toda, se vale a pena tanto esforço, tanto tempo gasto nesta prática tão odiada por tantos.

Desde 2014 estabeleci metas de leitura e me foquei em alguns temas que provavelmente virarão livros ou artigos para o blog. Não acredito que um estudioso consiga dominar de forma plena tudo, por isso foco no que eu mais gosto e tenho afinidade.

Acredito ser este o caminho da relevância, presumo que o conhecimento se constrói com tempo, dedicação e muito tempo de solitude, que é como eu estudo. Não é a toa que o blog se chama Teologia na Solitude, pois descreve de forma clara como eu escrevo e componho o conteúdo do blog, livros e aulas. Resolvi ao invés de usar o meu nome, usar um nome que definisse como eu construo o meu conhecimento.

A história nos conta que Calvino estudava em uma casa barulhenta e agitada, contudo todos estes percalços não atrapalhavam seus estudos. A história também nos conta que John Wesley orava e estudava horas por dia. Como resultado, podemos conferir seu legado em livros, dicionários, compêndios, além de ter sido muito usado por Deus.

Com o tempo aprendi que só ir a faculdade não era o bastante. Leituras, estudos e muito tempo dedicado são necessários para se construir conhecimento. Também aprendi com o tempo a não confiar em apenas algumas pesquisas e entendi que muitas vezes a resposta não está ao alcance de nossas mãos, aliás, quase sempre não está. Por isso, temos que nos demorar em termos conclusões e duvidar sempre, mesmo quando achamos que estamos certos.   Duvidar é importante, é o motor que move o estudioso, quem não duvida não tem combustível para buscar a verdade, não tem força para ler de forma relevante e estudar.

Não confio na conclusão de quem não lê, fujo de pessoas que creditam que já sabem de tudo e quanto mais eu estudo, mais tenho a percepção de que não sei de nada. Afinal, o conhecimento é infinito, inesgotável e muito bom. Quem diz já ter alcançado, provavelmente nem começou a estudar. Não que eu ignore as experiências que a vida nos traz, eu também as acho importante, mas quem estuda é muito mais profundo.

Aí você me pergunta: Por que estudar tanto? Será que você não está perdendo tempo? Para que ser relevante? Eu às vezes tinha esta mesma percepção, como mencionei no começo do texto, até eu encontrar uma boa conclusão.

O caminho da relevância começa em sermos relevantes a nós mesmos, o resto é consequência!

 

2 comentários sobre “O CAMINHO DA RELEVÂNCIA

Deixe um comentário