O SERMÃO DO MONTE PT 10: LEI

“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus (MT 5:17 ao 19) (NVI). 

A lei talvez seja uma das coisas menos entendidas na Bíblia. Alguns seguem, ou procuram seguir, outros falam que Cristo aboliu a lei e para estes, eu cito este versículo. Contudo, como entender a lei? Nós seguimos a lei ou não? É isso que vamos ver neste texto.

Para começarmos, a lei veio de Deus e foi transmitido por Moisés funcionando como um pacto entre eles. Os judeus listavam 248 mandamentos e 365 proibições e tinham um grande orgulho de se considerarem obedientes a lei. E diante destes dois versículos, você pode afirmar que Jesus mandou que também observássemos a lei. Cristo neste momento pode parecer que esta defendendo os sábios que Ele discutia tanto, mas não é bem assim.

Achar que um homem pode cumprir todas estas listas de exigências é ter um pensamento muito inocente. A lei serve para que vejamos como somos incapazes, e para que possamos olhar para o Cristo e buscar sua misericórdia.  Cristo não veio abolir a lei e sim cumpri-la, além de mostrar que somente Ele tinha a capacidade de seguir. Fritz Rienecker acrescenta:

“Do mesmo modo como Deus não pode revogar suas promessas do AT, pelo contrário, enviou Jesus como “sim” e “amém” dessas promessas (2Co 1:20), Deus também não dissolve  a lei, mas envia seu Filho para cumpri-la” (1998, p. 83).

Nós não seguimos a lei, pois somos incapazes de cumpri-la. Nós seguimos a Cristo, o único com capacidade de cumprir. Gálatas 2:19-20 diz:

 “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (ARC). 

A lei nos empurra para Cristo, a lei  mostra quem nós somos, deixando claro o quanto precisamos de Jesus para sermos salvos:

“Por meio da sua restrição e condenação, a lei nos leva à fé em Cristo, que, por sua vez, nos liberta da maldição e do poder da lei” (Carson et al, 2012, p. 1823-1824).

Não mais seguimos a lei e ela apenas aponta para a nossa incapacidade, pontuando quem realmente somos e o quanto precisamos de Cristo.

Olhe para a lei e veja a sua incapacidade, depois olhe para Jesus e a sua graça. Só ela  tem poder de nos salvar, é só pela graça que somos alcançados e remidos, através de seu sangue e a sua misericórdia.

BIBLIOGRAFIA

RIENCKER, Fritz. Evangelho de Mateus: Comentário Esperança. Curitiba: Editora Esperança, 2012.

CARSON. DA.; FRANCE , RT.; MOTYER, J. A.; WENHAM, G. J. Comentário Bíblico Vida Nova: São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.

Deixe um comentário